Seguindo com as audiências públicas sobre revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento (Seplog), deu continuidade aos trabalhos na tarde desta terça-feira, 26, no auditório do Centro Administrativo. Na quarta audiência, a apresentação foi direcionada para trabalhadores representados por suas entidades sindicais, além de figuras públicas e sociedade civil.
Assim como nas outras três apresentações, todo conceito sobre o que vem a ser o Plano Diretor e as consequências de sua aplicação devida foram expostos para os presentes. O encontro marcou mais um trabalho que faz parte das quatro etapas: as audiências públicas, o diagnóstico, a discussão de propostas e, por fim, a conclusão do Projeto de Lei.
No primeiro momento dos trabalhos para a conclusão do PL do Plano Diretor, autoridades e representações públicas, como também a sociedade civil, fizeram sugestões sobre a realização das etapas do trabalho e também explanaram os anseios da Aracaju do futuro. Na segunda audiência, foram os representantes de movimentos sociais e sindicais que fizeram suas observações. Já a terceira, foi a vez da participação de empresários ligados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano. Todas elas, entretanto, tendo a participação da sociedade civil como um todo.
Durante a explanação feita na tarde desta terça pela arquiteta Marianna Albuquerque, alguns representantes sindicais tiraram dúvidas e apresentaram propostas para engrandecer os trabalhos que tiveram início no último dia 14 com a abertura das audiências. Para Marianna, mais um importante passo para conseguir chegar ao objetivo final, que é fazer de Aracaju uma cidade melhor para se viver.
“Desta vez alteramos um pouco a metodologia da apresentação e sentimos que deu certo. Temos avaliado de forma positiva a interação das pessoas que têm procurado participar das audiências. As discussões têm sido produtivas e, com toda a certeza, isso agrega qualidade ao nosso trabalho e ao desenvolvimento das discussões”, destacou Marianna
A arquiteta frisou ainda que os temas mais abordados durante as audiências têm a ver com construções irregulares, mobilidade urbana e saneamento. “A nossa intenção é deixar os relatórios desta e das outras três à disposição da população antes mesmo da próxima audiência para que as pessoas possam acompanhar inteiramente o desenvolvimento das questões debatidas”, concluiu.
A próxima audiência pública será realizada nesta quinta-feira, 28, às 15h, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, tendo como foco entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa.
A intenção é de que o Projeto de Lei (PL) de revisão do Plano Diretor seja encaminhado para apreciação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no próximo mês de setembro. Vale destacar que paralelo a essas audiências públicas, a Seplog abriu outro canal de participação popular. A população pode enviar sugestões por meio do e-mail plano.diretor@aracaju.se.gov.br.