Guarda Municipal ministra palestra no Congresso de Estatística da UFS

Guarda Municipal
01/06/2015 17h03
Início > Notícias > Guarda Municipal ministra palestra no Congresso de Estatística da UFS

Na última semana, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou o IV Congresso de Estatística e a VIII Semana acadêmica de Estatística com o propósito de reunir a comunidade científica, principalmente aqueles envolvidos com pesquisas em Métodos Estatísticos para promoção do intercâmbio de informações sobre pesquisa, além de difundir novas ideias, técnicas e contribuições de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. 

Um dos palestrantes do evento foi o guarda municipal (GM) Lidemarques Menezes, coordenador do setor de estatísticas da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que, entre outras temáticas, abordou o tema: “As contribuições da Estatística para a Guarda Municipal de Aracaju: Planejamento e tomada de decisão”. De acordo com Lidemarques, essa foi uma oportunidade de apresentar à comunidade acadêmica como são fundamentadas as tomadas de decisões. “Na minha visão, a interação foi o que houve de mais importante na minha participação no IV Congresso de Estatística. Ali pudemos apresentar e compartilhar os métodos estatísticos que utilizamos na Guarda Municipal de Aracaju, a fim de que todos tivessem uma noção do tipo de trabalho que a gente desenvolve aqui na GMA”, afirma.

Após a implementação da Coordenadoria de Estatísticas da GMA em 2013, a instituição pôde registrar todas as ações realizadas no serviço operacional. Essas informações têm servido para montar estratégias que maximizem a atuação da Guarda Municipal de Aracaju. “Esses dados têm servido para que a GMA balize sua forma de atuação, garantindo um planejamento mais adequado e resultados cada vez mais positivos”, declara Lidemarques.

A Guarda Municipal de Aracaju tem a preocupação de, através de seu setor de estatística, catalogar dados e produzir informações para a melhor aplicação de seus recursos humanos e tecnológicos em prol da sociedade aracajuana. De acordo com o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, a estatística é fundamental para o bom desempenho das ações desenvolvidas pela Guarda Municipal. “Eu costumo dizer que a estatística é a memória, o cérebro da Guarda Municipal, porque através das estatísticas, nós podemos direcionar um patrulhamento preventivo, podemos direcionar um reforço em determinado horário, dia e local, além de administrativamente dar um suporte à Coordenadoria de Operações e à Coordenadoria de Comunicação, entre outras atribuições”, conclui.