Guarda Municipal de Aracaju dá primeiro passo para a implantação de canil

Guarda Municipal
02/06/2015 17h15

Obedecendo a uma diretriz do chefe do executivo municipal, prefeito João Alves Filho e da secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, a Guarda Municipal busca uma atuação ativa no cenário da segurança pública em âmbito municipal, colaborando efetivamente com os demais órgãos de segurança.

Desde então tem sido implementado na instituição uma política de especialização com a criação de segmentos e grupamentos de atuação específica, a exemplo da Ronda da Capital (Rondac), responsável pelo patrulhamento preventivo e a segurança nos terminais de integração da capital e do Grupo Tático Operacional (GTO), grupo de pronto emprego com atuação voltada para o controle de distúrbios civis. "Dentro desse contexto, é uma pretensão da Guarda Municipal de Aracaju implementar um canil como novo grupamento, ou agregá-lo ao GTO. O primeiro passo para a concretização desse projeto é a capacitação dos agentes da GMA", afirma o subcomandante, capitão Jonatas Souza.

Como cumprimento desse propósito, na última semana, a guarda municipal Eline Santos, integrante do GTO participou do I Workshop de adestramento para cães de segurança, promovido pela empresa Brasil K9 Sergipe. Com instruções teóricas e práticas, o curso foi realizado em diversas localidades do estado, a exemplo do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto, na cidade de São Cristovão. Ali, os participantes do curso puderam presenciar como os cães devidamente treinados e preparados podem participar ativamente no processo de segurança dentro dos presídios.

Além da Guarda Municipal de Aracaju, participaram do workshop representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar de Sergipe e do Sistema Prisional do estado. De acordo com Eline Santos, a participação no workshop foi muito positiva. "O curso foi muito bom. O instrutor é especialista no trato e adestramento com cães policiais, um dos poucos em Sergipe. Pudemos aprender entre outras coisas como escolher o cão adequado para cada função e qual direcionamento dar no adestramento de cada animal. Agora, o objetivo é trabalhar para a implantação do canil na GMA".