A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) entregou na manhã desta quarta-feira, 3, no Centro Cultural de Aracaju, os prêmios aos primeiros colocados da 1ª Gincana Ambiental do Concurso de Redação e Poesia. A atividade é parte da III Semana Ambiental e teve como tema da redação: “A escassez de água no Brasil: esse problema tem solução?”.
Além da premiação, os alunos das escolas municipais presentes no evento tiveram a oportunidade de participarem do Cine Ambiental e da Contação de Histórias, que ocorreu no teatro do Centro Cultural. A coordenadora geral de Educação Ambiental, Alana Danielly, falou da grande importância do concurso para os alunos do município. “Sensibilizar as crianças e a comunidade aracajuana de uma forma em geral é o grande objetivo deste evento. Mostrar que cada um precisa fazer sua parte, preservando e cuidando do meio ambiente”, afirmou.
A coordenadora de Políticas Educacionais para Diversidades (COPED), Lenalda Gomes, também destacou sobre o concurso. “No mundo conturbado em que vivemos com o uso indiscriminado da água, se faz necessário uma conscientização ambiental com as crianças e os educadores são peças fundamentais nessa formação do cidadão”, colocou.
As quatro vencedoras do Concurso foram: 1º lugar, Stefane Gabrielle da EMEF Sabino Ribeiro e na 2ª, 3ª e 4ª colocação as alunas da EMEF Florentino Menezes, Carla Gabiela, Lívia Baltazar e Kátia Menezes.
Stefane Gabrielle comentou sobre a grande emoção de ter participado e da contemplação como a primeira colocada do concurso. “Foi uma alegria muito grande, eu não esperava ganhar. O que me motivou a participar foi o tema sugerido pela organização, porque hoje em dia as pessoas não têm a consciência da importância que é de preservar a água”, explanou.
Satisfeita com o excelente resultado obtido pela aluna, a coordenadora pedagógica da EMEF Sabino Ribeiro, Luciana Trindade, destacou a importância do protagonismo juvenil no espaço escolar. "Eu vejo dois pontos importante nesta produção de texto. Primeiro é despertar a consciência para a conservação do meio ambiente e segundo é a elevação da autoestima do aluno da escola pública, que muitas vezes se sente incapaz, mas na verdade, eles são ótimos. Basta ter determinação”, disse.