Procon Municipal realiza Pesquisa Comparativa de Preços de medicamentos

Defesa Social e Cidadania
10/06/2015 18h51

Prestando mais um importante serviço ao cidadão aracajuano, o Procon Municipal de Aracaju deu início a uma nova Pesquisa Comparativa de Preços, contemplando desta vez, medicamentos. A decisão da realização da pesquisa tem por objetivo possibilitar maior economia a milhares de cidadãos por meio da informação.

 A pesquisa, realizada entre os dias 12 e 14 de maio, envolveu sete drogarias da capital, quando foram pesquisados 58 medicamentos, sendo 29 de referência e 29 genéricos.

Com base na diversidade de política de preços adotada pelos diversos estabelecimentos e, para que fosse possível efetuar um comparativo, os técnicos do órgão definiram os seguintes parâmetros para a pesquisa:

- Levantamento da coleta de preços pessoalmente, em todas as farmácias/drogarias de médio e grande porte;

- Pesquisar somente o medicamento de referência e o genérico de menor preço (com a mesma apresentação da referência definida pelo Procon, independente do laboratório) encontrado no estabelecimento, no dia da coleta;

- Utilizar como critério o "preço com desconto máximo para o cliente comum", sendo possível a exigência de cadastro do consumidor. Entendendo-se como cliente comum, aquele que não possui nenhuma condição especial (aposentado, empresas, planos de saúde conveniados, etc.).

- Em algumas drogarias de rede, há políticas comerciais diferentes para cada canal de venda (loja física, telefone e site - loja virtual). Há redes que são regidas pelo sistema de franquia, não havendo uma política única de preços entre os franqueados.

Antes de uma criteriosa pesquisa de preço, é interessante que o consumidor consulte a Lista de Preços Máximos (PMC) dos medicamentos, disponível no site da ANVISA (www.anvisa.gov.br).

A consulta também poderá ser efetuada nas listas de preços que devem estar disponíveis ao consumidor nas unidades do comércio varejista, ou seja, nas farmácias / drogarias, conforme determina a Resolução da CMED. Munido dessa informação o consumidor deve comparar os preços dos medicamentos entre os diversos estabelecimentos, como também os da própria rede, já que podem variar significativamente.

Na comparação entre preços de medicamentos de referência e genéricos, observa-se que a diferença é grande. Por serem produzidos por diversos laboratórios, os medicamentos genéricos são, em geral, mais baratos; mas deve-se lembrar que um genérico de um mesmo laboratório, também pode apresentar preços diferentes entre as drogarias/farmácias. Logo, é essencial a pesquisa de preços sempre aliada à recomendação e prescrição médica.

Orientações do Procon

Antes de comprar o medicamento verifique o prazo de validade;

Verifique se o número do lote, prazo de validade e data de fabricação que constam na caixa do medicamento são iguais aos marcados nas cartelas ou frascos;          

Guarde sempre o medicamento em local seco, arejado e fora do alcance de crianças. Tenha cuidado especial com remédios de formato ou aroma atrativo às crianças (formato de bichinhos, cheiro ou gosto de chiclete ou bala etc.);

Todo medicamento deve possuir o número de registro no Ministério da Saúde;

O Procon Municipal de Aracaju informa que o objetivo da pesquisa é esclarecer o público, e que os seus resultados não poderão ser utilizados para fins publicitários. Para mais esclarecimentos, consulte na página do Facebook do Procon Municipal de Aracaju, ou entre em contato com a Coordenação de Educação e Pesquisa.

Confira as tabelas comparativas abaixo:

Tabela 1

Tabela 2