Centro de Qualificação do 17 de Março encerra as duas primeiras turmas

Formação para o Trabalho
08/06/2015 16h27

Em 19 de março, um dia após a sua abertura, o Centro de Qualificação e Unidade Produtiva (CQUP) do Bairro 17 de Março acolheu a aula inaugural de dois cursos: Vendedor (pela manhã) e Auxiliar de Recursos Humanos (pela tarde). Com carga horária de 160h cada, as turmas foram ofertadas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), através do Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Nesta segunda-feira, 08, ambas chegaram ao fim, possibilitando que os alunos egressos já projetem outros horizontes. "A grande importância da vida da gente é o conhecimento. Este é o primeiro passo de uma grande caminhada. Busquem se qualificar, nós estamos aqui para que vocês possam se transformar em agentes multiplicadores", afirma o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Gildásio Muniz, que compareceu ao encerramento da turma de Vendedor.

Em nome de todos os concluintes, a aluna Eliane Silva de Almeida valorizou a oportunidade proporcionada àquela comunidade. "Eu sou diarista. Deixei de trabalhar a semana toda para poder fazer esse curso, me qualificar e melhorar minha condição de vida", destaca Eliane, mãe de três filhos. "Foi muito importante para mim. Era a porta de entrada que eu precisava, aprendi muita coisa aqui. Pretendo, ainda esse ano, trabalhar como vendedora", garante.

Conteúdo

O curso de Vendedor foi dividido em cinco unidades curriculares: integração e orientação profissional; relações interpessoais; qualidade no atendimento; vendas; e empreendedorismo. "Eles podem trabalhar não só como vendedores, mas também no almoxarifado ou na área de RH", explica a instrutora do Senai, Carla Lima, ressaltando o significado da aprendizagem. "Quando colocam o certificado no currículo, já são vistos com outros olhos", reforça.

Já na turma de Auxiliar de Recursos Humanos, o conteúdo programático abordou sobre a execução de processos administrativos em uma empresa; realização de atividades de apoio ao planejamento; controle dos processos de recrutamento e seleção; avaliação de desenvolvimento e de desempenho; progressão funcional, cargos, salários e benefícios.