Grupo de trabalho discute divulgação de audiência sobre o Plano Diretor

Planejamento e Orçamento
08/06/2015 18h36

Após a realização de seis audiências públicas de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplog), achou por bem organizar um Grupo de Trabalho (GT) para discutir e pensar em maneiras de expandir a divulgação dessas audiências públicas, a fim de mobilizar o maior número de pessoas possível.

Na tarde desta segunda-feira, 8, ocorreu a primeira reunião deste GT. Nela, foram apontados alguns motivos pelos quais as audiências ainda não haviam atingido um número satisfatório de participantes e, com isso, mecanismos foram pensados para fomentar a participação popular nas audiências que já se preparam para atingir a segunda etapa: a discussão do diagnóstico municipal.

Uma das providências que já está sendo tomada é a produção e impressão de cartilhas explicando o que é o Plano Diretor e a que ele se destina. As cartilhas têm por objetivo simplificar a definição do PD e esclarecer a população de forma simples e direta, estimulando, assim, a participação nas audiências públicas.

Durante a reunião desta tarde, os participantes do GT levantaram a discussão sobre os locais em que serão realizadas as audiências da próxima etapa da revisão do Plano Diretor. Até o momento, ficou definido que as seis audiências serão realizadas em bairros espalhados pelas regiões Sul, Norte e Zona de Expansão da capital, tudo para que a população seja atingida com informações de maneira uniforme.

'Nosso objetivo, com esse GT, é ampliar os resultados de mobilização.Essa equipe foi formada a partir dos principais seguimentos que participaram nas audiências públicas e estamos na eminência de ampliar esse grupo de trabalho.Nesse primeiro momento, ocorreram alguns apontamentos no sentido de ajustarmos o planejamento da atividade e definirmos algumas ações,bem como ampliar avisos em redes de TV e rádio. Iremos flexibilizar os horários passa assim garantir uma maior interação popular,uma vez que essa sugestão já estava prevista pela coordenação do Plano.A partir desta reunião, quando foram feitas algumas sugestões de alteração no cronograma, atenderemos essas reivindicações e na próxima segunda-feira,15,nos reuniremos mais uma vez para fechar essas definições'', frisou o coordenador de Planejamento da Seplog, Otávio Augusto.