Prefeitura de Aracaju promove o Evento do Trabalhador nesta quinta-feira

Formação para o Trabalho
09/06/2015 11h26
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju promove o Evento do Trabalhador nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), promove o "Evento do Trabalhador". Das 8h às 16h, os cidadãos que comparecerem à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, localizada no Bairro Mosqueiro, terão acesso a diversos serviços e orientações voltados à geração de emprego e renda.

Ao longo do dia, a população poderá solicitar a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), dando o primeiro passado para a entrada no mercado formal. Somente este ano, até o mês de maio, 1.171 carteiras foram confeccionadas pela Fundat, através da Agência do Trabalhador. Além disso, os aracajuanos poderão deixar o currículo cadastrado no setor, à espera de um encaminhamento para as vagas ofertadas pelas empresas parceiras da Fundat.

Ainda durante o "Evento do Trabalhador", o processo de formalização como Microempreendedor Individual (MEI) estará disponível a todos os profissionais autônomos. Dúvidas sobre a abertura de pequenas empresas, direitos trabalhistas, linhas de crédito e opções de financiamento concedidas pelo Programa CredPovo também serão esclarecidas aos interessados. Já às 10h, haverá uma palestra da educadora previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), Gicelma de Jesus, com o tema "Benefícios Previdenciários".

Confira abaixo os documentos obrigatórios exigidos para a realização dos serviços prestados:

1) Para a emissão de CTPS -  1ª via (originais)

*RG - CPF - COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA - CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CERTIDÃO DE CASAMENTO - TÍTULO DE ELEITOR - CNH (OPCIONAL)

2) Para a emissão de CTPS -  2ª via (originais)

*DOCUMENTO DA CAIXA, INSS OU SEGURO DESEMPREGO COM NÚMERO DA CARTEIRA ANTERIOR;

*RG - CPF - COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA - CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CERTIDÃO DE CASAMENTO - TÍTULO DE ELEITOR - CNH (OPCIONAL)

*OBS: EM CASO DE ROUBO OU PERDA DA CARTEIRA ANTERIOR APRESENTAR BOLETIM DE OCORRÊNCIA.

3) Para o cadastro de currículo (originais):

*RG - CPF - CARTEIRA DE TRABALHO - COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

4) Para a formalização como MEI (originais):

* RG - CPF - TÍTULO DE ELEITOR - NÚMERO DO RECIBO DO IMPOSTO DE RENDA (SE DECLAROU) - IPTU