Conselho do Idoso realiza pré-conferências em diversos bairros

Família e Assistência Social
10/06/2015 14h15
Início > Noticias > 65170

Na próxima sexta-feira, 12, o Conselho Municipal da Terceira Idade (CMTI) de Aracaju realizará mais uma etapa do Ciclo de Pré-Conferências na capital sergipana no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Antônio Valença Rollemberg, localizado no bairro Farolândia, a partir das 14 horas. O Conselho já promoveu encontros no Santa Maria, Lamarão, Jardim Esperança , Coroa do Meio, Soledade, Jabotiana, Santos Dumont, Bugio, Alto da Jaqueira, Porto D’Anta e Coqueiral.

Com o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), o CMTI quer chegar às áreas com predominância da população idosa em Aracaju a fim de sensibilizar o idoso para o protagonismo ativo na proposição de políticas públicas.  

“As conferências são locais eficientes para lutar por nossos direitos. Quero que os idosos aproveitem as pré-conferências para exporem suas dificuldades do dia a dia para que possamos buscar melhorias e levar para a Conferência Municipal que ocorrerá em julho. Sem a participação do idoso seria impossível entender essa real necessidade”, afirma a presidente do Conselho Municipal da Terceira Idade, Maria José Matos.

Santa Maria

Duas pré-conferências já ocorreram no Santa Maria, bairro com predominância de população idosa em Aracaju: uma no CIRAS – Centro Integrado Raio de Sol e outra no CRAS local. “Aqui no CRAS temos 60 idosos inscritos em nossos serviços de fortalecimento de vínculos. O Conselho do idoso poder vir até aqui é uma excelente iniciativa. Entendemos que  será  mais fácil eles  se expressarem dentro do grupo que já estão inseridos.Nossos  idosos são  bastante participativos e terão ótimos representantes como delegados”, comenta a psicóloga do CRAS Santa Maria, Leônia Sampaio.

A cabeleireira Maria Dalva, moradora do Santa Maria, não esconde a satisfação de ser escolhida como delegada para representar os idosos do bairro na Conferência Municipal. “Quero participar como delegada e lutar para que os idosos tenham mais direito a lazer, saúde, possam ficar longe da depressão e sejam felizes”, diz Maria Dalva.

Coqueiral

Na Zona Norte, o CRAS Coqueiral também recebeu a pré-conferência e escolheu cinco delegados que representarão a região na Conferência Municipal. "Os idosos inscritos na unidade são assíduos, participativos e politizados. Fico feliz em ver que o Conselho está tão próximo deles, ouvindo seus questionamentos, isso é maravilhoso” comentou a coordenadora do CRAS Coqueiral, Adélia Amâncio.

No Coqueiral, a comunidade pretende fazer valer seus direitos na Conferência Municipal. “Vou lutar por melhorias, principalmente no transporte, pois, além da dificuldade da minha idade, ainda sou deficiente visual. Vou aproveitar muito esse momento da Conferência para propor melhorias para todos nós“, diz a aposentada, Neide Andrade, 64 anos.