Conselho de Assistência Social promove pré-conferência para usuários do SUAS

Família e Assistência Social
10/06/2015 18h06
Início > Noticias > 65186

O Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) de Aracaju, promoveu pré-conferência para usuários do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no auditório da Escola municipal Presidente Getulio Vargas, localizado no bairro Siqueira Campos, na tarde da última terça, 9. Com o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), o evento elegeu 15 delegados para a X Conferência Municipal da Assistência Social de Aracaju que ocorrerá este ano em data a ser definida.

Segundo a presidente do CMAS, Maria José Carvalho, o evento é preparatório para a X Conferência Municipal e tem como principal objetivo servir como um espaço amplo e democrático de discussão das políticas, gestão e participação. “Na pré-conferência escolhemos e preparamos os delegados, usuários do SUAS, para participarem da Conferência”, disse.

Participação

Na ocasião, participaram representantes de diversos equipamentos públicos que compõem a rede de Assistência Social de Aracaju. “Atendemos a um público de pessoas com deficiência, de 18 a 59 anos, um serviço de proteção social especial. Todos os usuários do serviço que vieram, ficaram satisfeitos e se sentiram valorizados em participarem desse evento”, comenta a coordenadora do Centro Dia de Referência, Jaqueline Guimarães.  

Para debater sobre as prioridades nas políticas públicas para os próximos anos, os participantes foram divididos em três grupos a fim de discutir sobre os seguintes eixos: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS; e Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Entre os participantes, foram escolhidos 15 delegados que estarão na X Conferência Municipal da Assistência Social de Aracaju que vai acontecer nos dia 05 e 06 de agosto deste ano. “Sou morador de rua e luto contra o vício do álcool e sonho em voltar ao mercado de trabalho como operador de guindaste. Vou aproveitar o momento como usuário do Centro Pop para lutar por melhorias para o coletivo”, afirma Wilton Vieira, usuário do Centro Pop.

A presidente do Conselho de Assistência, Maria José Carvalho, destacou a representatividade dos delegados eleitos. “A expectativa de público foi atendida. Tivemos delegados eleitos de todos os distritos. Essa será a primeira vez que teremos usuários do Centro Pop como representantes em uma Conferência. Isso legitima a força da sensibilização do trabalhador do SUAS  nos grupos de atendimento .Para nós  isso é muito significativo”, disse.

 

O evento contou também com a presença da Presidente do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher, Adélia Pessoa; Josilda Alice Monteiro, Assessora de Assuntos Governamentais da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas); Ângela Acácia, Diretora do Departamento das Políticas Públicas da Assistência Social; e coordenadores dos equipamentos da Semfas.