Sema vai reestruturar a coleta seletiva em Aracaju

Meio Ambiente
11/06/2015 15h02
Início > Notícias > Sema vai reestruturar a coleta seletiva em Aracaju

Desde 2013 a Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) tem o desafio de ampliar o sistema de coleta seletiva na capital. Por isso, após a incorporação da Coleta Seletiva à Sema, no dia 30 de janeiro, o secretário Eduardo Matos se reuniu com as Cooperativas de Reciclagem para planejar a coleta seletiva deste ano.  Agora, Matos anuncia, no uso de suas atribuições constitucionais e legais a nomeação de uma comissão, pela portaria 012/2015, que procederá a reestruturação da coleta seletiva no município de Aracaju.

“A finalidade das reuniões foram para discutir sobre a coleta seletiva de 2015, porque agora todas as atribuições estarão com a Sema. Então, o fortalecimento da coleta seletiva é um ponto fundamental para  a proteção do meio ambiente, para  a redução de resíduos, principalmente na rede de drenagem e para a sobrevivência de centenas de famílias. Agora, com esta comissão, melhoraremos o planejamento  e fortalecimento das cooperativas", explica o secretário.

A comissão tem um prazo de 180 dias para encerrar as atividades e tem como membros Ademir da Silva Oliveira; Célia Maria Santos Bastos e Eurico Leite Lisboa. A presidente da comissão, Adenilde Gama Alves, explica como serão os trabalhos.

“A comissão trabalhará atuando em conjunto com outros órgãos, principalmente com a Fundat, capacitando os cooperados para que os serviços sejam desenvolvidos com profissionalismo. O objetivo da comissão é elaborar um projeto para que o Município possa contratar Cooperativas de Catadores para a execução dos serviços de coleta, transporte e triagem dos resíduos recicláveis. A reestruturação visa a ampliação da coleta seletiva no município com qualidade. Essa qualidade diz respeito, não só na prestação do serviço como também na qualidade do material coletado. Precisamos fazer com que a população participe do projeto e faça a separação de forma correta, para que o material triado nas cooperativas seja 100% reciclado”, frisa a presidente.

É importante ressaltar que a Sema já vinha se unindo com as cooperativas desde 2013, quando foi criada. Para gerir os resíduos produzidos na capital, ela e a Emsurb trabalharam na ampliação do Programa de Coleta Seletiva, resultando em uma gestão integrada. Com a nomeação da comissão será possível planejar da melhor forma a ampliação da coleta e continuar a sensibilização para abastecer os centros de triagens e garantir o sustento das cooperativas de catadores de material reciclável.

"De forma responsável a prefeitura tem uma preocupação em nos ajudar. A Sema tem o intuito de firmar parceria conosco, Care e Coores, para que possamos profissionalmente nos estruturar. Na Semana do Meio Ambiente o secretário anunciou a contratação de catadores para a coleta seletiva de Aracaju. Isso abre as portas para que a gente avance ainda mais não só em Aracaju", salienta o presidente da Central Recicle, Adriano dos Santos.