Fundat e Semict realizam Projeto na escola Elias Montalvão

Formação para o Trabalho
11/06/2015 17h36

Na manhã desta quinta-feira, 11, a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) realizou, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Elias Montalvão, localizada no Mosqueiro, um programa que facilita a inclusão do cidadão aracajuano no mercado de trabalhado, a partir do encaminhamento de trabalhadores qualificados pela Secretaria às empresas parceiras. Além disso, a agência também orienta quem deseja melhorar sua qualificação profissional ou até montar seu próprio negócio. Uma de suas prioridades é oferecer mais oportunidades aos jovens em busca do primeiro emprego.  

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho, disse que essa é a segunda etapa do Projeto Orla Pôr do Sol onde, segundo ele, se tem a preocupação com a cultura, o desenvolvimento e o social da região.

Falou também que a qualificação do pessoal foi realizada com a intenção de que os microempresários pudessem vender sua mercadoria, mas com qualificação para isso.

“Hoje estamos começando a encaminhar o povo na vida e inserindo os novos comerciantes no mercado de trabalho. A preocupação foi a de que, esse pessoal que antes não tinha noção de nada em relação ao setor administrativo, fizesse os cursos e se capacitassem de forma que recebam seu dinheirinho de forma honesta e batalhadora”, concluiu o Secretário.  

O consultor especial da Semict, Fábio Andrade, descreveu que isso é um avanço do Projeto Orla Pôr do Sol, em que a comunidade foi convidada a participar junto à Fundat com parceria para realização de vários cursos e a qualificação devida. “Isso é o turismo sustentável, pois a SEMICT não se preocupa só com a beleza da Orla Pôr do Sol. Preocupamos-nos também com a comunidade e que eles não vejam o turismo como algo de exploração, mas também como desenvolvimento, mostrando sua valorização. Hoje o povo se sente mais confiante e isso é importante”.

A coordenadora executiva da Diretoria de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Direc/Fundat), Bárbara Stumph, relatou que, juntamente à Semict, a Fundat vem realizando atividade no Projeto Orla Pôr do Sol, onde ela contribui com a parte de qualificação profissional e o evento hoje, teve o objetivo de emitir cadastro de currículos, formalização, emissão de carteiras de trabalho e um plantão de dúvidas sobre direitos trabalhistas, microcrédito e palestras do INSS.

Bárbara ainda explicou que a inserção desse pessoal para o mercado de trabalho é realizado num cadastro dos alunos que passam na Fundat e que, caso as empresas que estão em torno da comunidade necessitem, elas solicitam candidatos. O Senac também realiza prestações de serviços através dos cursos de aperfeiçoamento e atendimento ao cliente, e que algumas aulas acontecem na própria Escola Municipal, ou no salão da Paróquia próxima.

A consultora de Assuntos Governamentais da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), professora Osvaldina Ribeiro descreveu que esse projeto nasceu da intenção da Semict e que a Semed, entra como parceira através do conhecimento da comunidade e do espaço físico. Ela ainda reforçou dizendo que a escola abraçou o projeto para disponibilizar e acolher a comunidade.

“O projeto é extremamente exitoso e ele veio para melhorar a qualidade de vida dos moradores da localidade, como também, em conseqüência, melhora o acompanhamento dos pais na aprendizagem dos filhos, pois, a partir do momento que as crianças percebem que os pais estão visitando as escolas e que eles percebem como a escola trata seus filhos e desenvolve seu projeto pedagógico, tenho certeza que isso melhora consequentemente a aprendizagem das crianças. Melhorando o desempenho dos pais na comunidade como pequenos empreendedores, por conseguinte, melhora o padrão de vida dos seus filhos e isso gera uma qualidade de vida melhor para todos. Fruto de um trabalho em parceria das secretarias é que a gente está tendo esse projeto pioneiro e exitoso na unidade do Mosqueiro”.

O morador da região e atualmente microempresário, Edvaldo Conceição, explicou que essa ideia foi de grande valia para a comunidade e que sua vida melhorou muito, depois que virou microempresário. “Através desse projeto, onde eu fiz o curso de culinária e trabalho com isso, aprendi como lidar com meu dinheiro, fiz várias aquisições materiais que antes não podia ter e indico a várias pessoas que ainda não têm conhecimento do projeto, procurarem se especializar em qualquer área que satisfaça o seu sonho”.

A ex-doméstica Maria da Luz, que virou artesã depois do curso realizado pelo projeto, relatou que essa ideia da união das secretarias através da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em prol da melhoria de vida da comunidade do Mosqueiro, só trouxe benefícios e satisfação. “Hoje em dia eu tenho condições de passar mais tempo com meus filhos, pois tenho o meu próprio negócio e minha renda aumentou. Hoje posso pagar uma banca para o meu filho, pago cursos para o outro, e aproveito mais minha vida. Vendo meus artesanatos aqui na Orla Pôr do Sol, já divulguei nas redes sociais, onde recebo várias encomendas e os clientes ficam muito satisfeitos”, concluiu Maria.