Secretário da Saúde escuta população durante pré-conferências

Saúde
11/06/2015 20h23

Durante esta quinta-feira, 11, mais pré-conferências foram realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) da capital, que desde a última terça-feira, 9,  vêm acontecendo com o objetivo de garantir a participação da sociedade (usuários, trabalhadores, gestores e prestadores) nos assuntos relacionados à gestão municipal. Desta vez, elas ocorreram nas USF Antônio Alves (Atalaia), João Bezerra (Areia Branca), Humberto Mourão (São Conrado), Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), Adel Nunes (América), Madre Tereza de Calcutá (Jabotiana), Osvaldo de Souza (Getúlio Vargas), José Augusto Barreto (Japaozinho), Porto Dantas, Anália Pinna (Almirante Tamandaré) e Carlos Fernandes de Melo (Lamarão). Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Luciano Paz Xavier, ouviu a população da USF João Bezerra, localizada no povoado Areia Branca (Zona de Expansão).

A ação acontecerá até amanhã, 12, em todas as 43 unidades e tem como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas - Direito do Povo Brasileiro”. Os principais assuntos debatidos foram, além do funcionamento do Sistema Único de Saúde, a renovação dos Conselheiros Municipais de Saúde e a eleição de 102 delegados que irão representar os usuários na X Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá em julho.

Luciano Paz participou da pré-conferência ouvindo o que os usuários tinham a dizer e afirmou que todas as demandas de cada unidade serão atendidas de acordo com a necessidade de cada uma delas. Uma das propostas para melhorar o atendimento nas Unidades é avaliar a quantidade de equipes de saúde da família por número de habitantes de cada região. "As pré-conferências são mais um canal de comunicação, pois já temos a Ouvidoria, que já é um meio da população buscar seus direitos. A diferença é que aqui é um momento em que todos estão perto para escutar um ao outro, envolvendo a gestão, os trabalhadores e  principalmente os usuários. Nós temos uma mania de falar demais e escutar pouco. Então, esse é um momento de reflexão para que a secretaria escute da população  o que ela espera da gestão", destacou o secretário.

Para a usuária da Unidade João Bezerra, Maria de Fátima, a pré-conferência foi muito produtiva pois envolveu toda a comunidade. "Todos participaram ativamente e com boas propostas, inclusive uma delas foi avaliar se a Unidade pode ser reformada. Hoje todos reivindicaram seus direitos e foi um retorno muito bom para que o atendimento fique cada vez melhor. Gostei muito também da visita do secretário para nos ouvir", afirmou.

Já a agente de Saúde,  Maria Auxiliadora, reforçou a importância que a pré-conferência tem para melhorar todos os serviços.  "É através das pré-conferências que se encontram os caminhos para a melhoria da qualidade no atendimento. Foi um momento promissor e criativo, com sugestões muito boas. Assim como os usuários, nós trabalhadores também pudemos falar as nossas propostas", frisou.

Visita à Unidade

Na ocasião, o secretário Luciano Paz ainda visitou a USF João Bezerra para avaliar como se encontra a estrutura física da Unidade. Acompanhado da gerente Juliana Monteiro, ele vistoriou todos os cômodos e destacou tudo o que a Unidade pode melhorar.

Confira as USF que estarão em pré-conferências amanhã, 12:

Augusto César Leite (Santa Tereza).

Niceu Dantas (Mosqueiro).

Celso Daniel (Santa Maria).

Dona Sinhazinha (Grageru).

Fernando Sampaio (Castelo Branco).

Amélia Leite (Suíça).

Dona Jovem (Bairro Industrial).

Francisco Fonseca (18 do Forte).

Renato Mazze Lucas (Lamarão).

Carlos Hardman Cortes (Soledade).

Walter Cardoso (Veneza).