CRAS Risoleta Neves promove café da manhã para idosos

Assistência Social e Cidadania
12/06/2015 15h31

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  Risoleta Neves, promoveu um café da manhã para o grupo de idosos do bairro Alto da Jaqueira na sede do equipamento, na manhã desta sexta-feira, 12. O evento teve como intuito celebrar os aniversariantes do mês e  levar entretenimento diferenciado ao grupo por meio de atividades como salão de beleza e educação física.

Nos quinze CRAS da capital sergipana, as potencialidades das famílias são o ponto de partida para a organização dos serviços de Proteção Social Básica que estimulam a participação social e o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares. Todos os serviços de convivência são organizados a partir do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), prevenindo a instituicionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e tendo como foco a melhoria da qualidade de vida.

“Temos um grupo de idosos antigo aqui no CRAS que é formado por pessoas que moram em nosso território. Eles gostam de passear, ouvir palestras e dançar. Promovemos esse café da manhã para que eles tenham esse momento de entretenimento e possam compartilhar e comemorar entre eles as festas de aniversário”, destaca a coordenadora do CRAS Risoleta Neves, Luciana de Souza.

Integração

Morador da Cidade Nova, Hermínio Barbeiro participa há quinze anos do grupo de convivência no CRAS Risoleta Neves. Para ele, estar no equipamento faz com que o idoso viva melhor. “Eu gosto dessas folias que elas fazem e do tratamento que as meninas (as técnicas) dão a gente. Eu já tenho filho, neto e até 12 bisnetos e nem pareço que tenho 76 anos porque eu vivo, eu brinco e me cuido também aqui na aula de educação física”, ressalta Hermínio.

Integrante do grupo há 13 anos, Marlene Santos Ferreira lamenta por nenhum outro familiar usufruir do dia a dia do CRAS. “Estou aqui há 13 anos, desde que cheguei em Aracaju. Infelizmente, apenas eu participo na minha família aqui das atividades do CRAS. Estar aqui tendo esse apoio muda nossas vidas”, revela Marlene.

Para participar dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos dos equipamentos sociais da Semfas, bastar ir até o CRAS do território em que o cidadão mora e se informar sobre os dias de atividades. Os grupos são sempre supervisionados por uma equipe de profissionais capacitada para atender as demandas específicas de cada faixa etária. Além de promover entretenimento, os grupos têm como objetivo fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos e promovendo o acesso e usufruto de direitos.