Aconteceu na noite do último domingo, 14, o início do 3º Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Escolar nas areias da Orla da Atalaia. Durante a solenidade de abertura, os 13 países participantes desfilaram com suas delegações. O prefeito João Alves Filho e o vice-prefeito José Carlos Machado participaram da cerimônia oficial e acompanharam o excelente desempenho da campeã do último Mundial, Duda Lisboa, e sua parceira Cinthia, que ganharam de três sets a zero das chinesas.
Aracaju conquistou o direito de sediar o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Escolar em 2014 na Itália, quando disputou com países como o Chile e Israel. Com isso, a capital sergipana passa a ser oficialmente capital do esporte amador internacional, revelando aos turistas de outros países todo o potencial de Aracaju.
Satisfeito com a realização do Campeonato de Vôlei de Praia, o prefeito João Alves destacou a importância de a cidade sediar um evento internacional, que além de gerar emprego e renda para os aracajuanos, é uma excelente oportunidade de colocar Aracaju como destaque em diversos países.
"São inúmeros os benefícios que um evento como esse traz para o Município. Toda uma cadeia produtiva é mobilizada como os hotéis, taxistas, restaurantes e o comércio de uma forma geral. Além disso, é uma excelente oportunidade dos jovens conhecerem outras culturas numa grande confraternização. Aracaju está sendo visitada durante os oito dias de competição, por centenas de pessoas que fazem parte dos treze países participantes do Campeonato. Estamos extremamente felizes por receber esses visitantes e espero que os que aqui estão, voltem a visitar no futuro a nossa capital", revelou.
O vice-prefeito José Carlos Machado disse que tem certeza que as delegações estrangeiras se encantarão com Aracaju. "Apesar do pouco tempo que passarão, haverá a oportunidade de conviver com as melhores pessoas do mundo, que são os aracajuanos. Nós sabemos como receber os visitantes. Quero parabenizar a todos que fazem o desporto escolar e em especial a Secretaria de Esporte. A seleção brasileira ganhou no último Campeonato realizado na Itália em situações climáticas adversas, por isso estou torcendo para que aqui também saiamos vitoriosos", enfatizou.
Empolgado com a organização do Mundial, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora, elogiou o empenho da Prefeitura de Aracaju em realizar a competição. "A CBDE promoveu uma pesquisa que revelou que o Brasil foi apontado como o país que as pessoas mais queriam conhecer. Estamos em Aracaju que representa como bastante propriedade o nosso país. A organização do evento está maravilhosa e o prefeito João Alves marcou um gol de placa", ressaltou.
Elogio dos participantes
Atletas e dirigentes das delegações participantes estão encantados com a capital sergipana. Seja pela beleza natural ou com a organização da cidade e a cordialidade dos aracajuanos.
O dirigente da delegação chilena, Alexandre Grey, disse que nunca esteve em Aracaju e que está encantando pela cidade. "Aracaju é maravilhosa. Estou extremamente feliz em poder conhecer um lugar tão agradável e com uma população tão receptiva. Nós do Chile estamos muito satisfeitos com a oportunidade de conhecer essa cidade espetacular", revelou.
O Taiti será o país a sediar o próximo Campeonato Mundial de Vôlei Escolar, por isso precisará de muito empenho para superar a organização do evento desse ano. "Estou em Aracaju há dois dias. A cidade é linda e o povo é bastante acolhedor, como o do Taiti. No próximo campeonato teremos muito trabalho para, ao menos, deixar o evento parecido com o realizado aqui", disse Keven Guthera, representante do Ministério dos Esportes do Taiti.
Irct Percovich, dirigente da delegação de Israel se encantou com a capital sergipana e disse que as pessoas são muito gentis e que a organização da competição é muito boa. "Estou surpresa e confesso que nunca participei de uma competição nesse nível. Parabéns aos organizadores".
Apoio de autoridades
Diversas autoridades acompanharam a solenidade oficial de abertura com o desfile das delegações. Entre eles, o empresário Albano Franco, que apoiou a divulgação do evento nacionalmente.
"Essa é uma vitória espetacular não apenas para Aracaju, mas também para Sergipe. Um trabalho louvável da Prefeitura de Aracaju, onde todos nos somamos para apoiar o perfeito João Alves nesse campeonato que é bom para todos. Tenho que reconhecer o trabalho dos que fazem a Gestão Municipal, pois isso valoriza a nossa terra. Esse é um campeonato internacional, onde diversas equipes de todos os continentes estão na nossa capital. Com certeza teremos sucesso", elogiou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Vinícius Porto, reforçou a importância de Aracaju sediar um evento esportivo internacional. "As pessoas estão conhecendo a nossa cidade. A Prefeitura está de parabéns e a Câmara está apoiando o prefeito João Alves, pois, com certeza, a população será bastante beneficiada", garantiu.
Organização
A Secretaria do Esporte e da Juventude e da Comunicação Social estão envolvidas na organização do 3º Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Escolar, que está sendo bastante elogiada pelos participantes.
De acordo com o secretário da Comunicação, Carlos Batalha, o sentimento é de dever cumprido. "Estou satisfeito por, há dois anos quando acompanhamos o prefeito João Alves na Itália, acreditávamos que conquistaríamos o direito de sediar o Campeonato porque somos otimistas. Disputamos com dois países que tinham todo o potencial para receber o Mundial. Hoje, a recompensa é poder ver que todos estão encantados com a cidade e que o aracajuano recebeu muito bem esse evento".
Para o secretário Carlos Eloy, da Secretaria do Esporte e da Juventude, "Aracaju tem vários pontos positivos, tanto na infraestrutura como nas belezas naturais. Mas o principal é o aracajuano que é um povo acolhedor e que recebe muito bem o turista".