Profissionais do Consultório na Rua estão sendo capacitados

Saúde
15/06/2015 15h09
Início > Noticias > 65237

Será encerrada na próxima sexta-feira, 19, a capacitação recebida pelos profissionais que atuarão no serviço “Consultório na Rua”. Os encontros para instrução acontecem desde o último dia 2, e conta com o envolvimento das diversas coordenações que envolvem a Rede de Atenção Primária (REAP), da Saúde de Aracaju. Hoje, o responsável pelas orientações foi o coordenador do Programa de Redução de Danos (PRD), Wagner Mendonça.

Segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Juliana Ramos, estas reuniões fazem um apanhado de como a rede de saúde de Aracaju está estruturada, para agregar conhecimento a equipe que irá compor o serviço. “Nosso objetivo é alcançar a população em situação de rua na sua integralidade. A ideia é que este serviço funcione realmente como uma Unidade Básica de Saúde ambulante, com uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, um psicólogo, um assistente social e um agente redutor de danos”, afirmou.

Ainda segundo ela, o parâmetro é adotado através da portaria 122 do Ministério da Saúde, para que haja uma equipe de consultório na rua para uma população de 80 a 1000 pessoas em situação de rua. O município de Aracaju tem hoje cerca de 400 indivíduos nessa situação.

O projeto ainda está em fase de implantação e deve estar em total funcionamento ainda este ano. A sede administrativa do consultório irá funcionar na Unidade de Saúde da Família (USF), Maria do Céu, que fica na região central de Aracaju. Segundo Juliana, a escolha do local é justamente por concentrar o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade.