Nesta segunda-feira, 15, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, esteve em Fortaleza, capital do Ceará, onde participou do "Fórum Estadual de Gestão Pública em Resíduos Sólidos: Um dos grandes desafios do século XXI". O evento buscou difundir a cultura de responsabilidade social das políticas públicas no manejo dos resíduos sólidos; promover a participação e o diálogo entre movimentos sociais, gestores públicos, iniciativa privada e academia na temática dos resíduos sólidos; e contribuir com os gestores públicos e corpo técnico das prefeituras municipais na feitura e construção dos planos municipais de resíduos sólidos.
O Fórum contou com a palestra magna do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. O prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, também ministrou palestra pelo Painel 1 "Avanços e Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos".
Já, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, foi palestrante do Painel 2: "Experiências de Gestão da Política Nacional de Resíduos Sólidos" junto à secretária do Meio Ambiente de Crateús, Márcia Andrade; a presidente do Instituto de Desenvolvimento de Consórcios, Regina Rego e ao técnico em Desenvolvimento Rural e Cooperação Internacional da Associação dos Municípios do Estado do Ceará, Nicolas Arnaud Fabre.
"A Fundação Demócrito Rocha, organizadora do fórum, promoveu um ambiente de debates com diversas temáticas que abordavam a busca por soluções práticas para a gestão ambiental das cidades. No primeiro dia de evento pude expor as experiências de Aracaju na Política Nacional de Resíduos Sólidos", informou o secretário Eduardo Matos.
No Fórum Estadual de Gestão Pública em Resíduos Sólidos, também foram amplamente debatidos os temas: "Resíduos no Caminho da Sustentabilidade"; "Resíduos e Inclusão Social" e "Logística Reversa e Acordos Setoriais".