Para fortalecer as tradições juninas na capital sergipana, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) abriu a temporada de festejos em seus equipamentos sociais. Desde o início da semana, moradores do Jardim Esperança, Bairro América, Sol Nascente, Largo da Aparecida, Santa Maria, Augusto Franco e Farolândia festejaram a chegada do mês de junho com muita música, pamonha, milho, mungunzá, arroz doce, pé de moleque e quadrilhas.
Os eventos foram realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Aracaju com a participação da Casa Lar Nalde Barbosa no Gonzagão, nesta terça-feira, 16. “Aproveitamos esse momento que reuniram os CRAS para trazer também os idosos do nosso equipamento. Queremos dar a eles lazer e qualidade de vida. Queremos que eles sejam felizes. Para eles é uma grande oportunidade interagir com a comunidade”, destaca a coordenadora da Casa Lar Nalde Barbosa, Sônia Maria Melo Oliveira.
Integração
Os CRAS Antônio Valença (Farolândia), Jardim Esperança e Santa Maria promoveram um evento integrado no Gonzagão, na tarde desta terça-feira, 16. Além da presença dos usuários dos Centros de Referência, a festa teve a participação dos idosos da Casa Lar Nalde Barbosa. Ao som do pé de serra, o público demonstrou que a tradição junina está presente para todas as idades.
“Reunimos os nossos grupos aqui, seja de idosos ou crianças e adolescentes, e foi uma experiência maravilhosa. Eles adoraram a ideia de vir ao Gonzagão e dançar ao som de música ao vivo. Esperamos fazer mais eventos integrados. Foi uma ótima ideia”, observa a coordenadora do CRAS Jardim Esperança, Patrícia Figueiredo.
Na ocasião, a coordenadora do CRAS Santa Maria, Vera Anunciação, ressaltou a importância do fortalecimento de vínculos entre comunidades. “Essa é uma oportunidade para que eles se reúnam e se conheçam. Essa integração entre os CRAS faz com que o fortalecimento de vínculos ultrapasse as barreiras da própria comunidade”, afirma.
A coordenadora do CRAS Antônio Valença, Jeanne Silva Santos, aproveitou o evento para reunir também os grupos da Equipe Volante que atuam na Zona de Expansão. O CRAS Equipe Volante é vinculado ao equipamento localizado na Farolândia. “Reunimos também nossos grupos para que eles se conheçam também”, revela Jeanne.
Para a adolescente Luciana Santos, moradora da Zona de Expansão, a festa integrativa deveria ocorrer sempre. “Eu adorei essa história de reunir os CRAS. Foi uma ideia muito boa. E eu nunca tinha vindo aqui no Gonzagão. Foi a primeira vez. É muito bom estar aqui”, comenta.