Semfas dá continuidade a festejos juninos em equipamentos

Família e Assistência Social
18/06/2015 13h18
Início > Notícias > Semfas dá continuidade a festejos juninos em equipamentos

Dando continuidade às comemorações juninas, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) promoveu eventos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Benjamim Carvalho (Coroa do Meio), Gonçalo Rollemberg Leite (José Conrado de Araújo), Pedro Averan ( Bairro Industrial) e Terezinha Meira (Olaria) e no Abrigo Sorriso, na última quarta –feira, 17, na sede dos equipamentos sociais.

Programação

Os CRAS optaram por uma programação extensa e diferenciada para que a comunidade participasse de forma ativa das festas. “Aqui com a comunidade da Coroa do Meio procuramos trazer uma programação extensa com apresentações das quadrilhas Balança Mas Não Cai (Grupo de Idosos) e Vira Vira e Mexe Mexe (Educandos), concurso de forró, apresentação de flauta com a música Asa Branca de Luiz Gonzaga e sorteio de balaios e brindes, além disso aproveitamos para comemorar os aniversariantes do mês”, garante a coordenadora do Benjamim Carvalho, Iuná Almeida.

Já os CRAS Gonçalo Rollemberg Leite e Terezinha Meira integraram os grupos das unidades em evento promovido no Centro Social Urbano. “Devido à proximidade entre os bairros, como algumas idosas participam dos dois grupos resolvemos estreitar essa relação promovendo um evento junto e elas, claro, gostaram muito”, destaca a coordenadora do Terezinha Meira, Nataly Martins.

A assistente social, Kênia Nabuco, técnica do CRAS Gonçalo Rollemberg Leite, ressaltou que os grupos de idosos, crianças e adolescentes que freqüentam o equipamento são participativos. “Nós estamos com a casa cheia porque os idosos que participam de nossos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos gostam de participar das festas. Uma quadrilha do Bugio também fez questão de participar e prestigiar o evento”, revela.

Sorriso

Cerca de 20 crianças que se encontram no Abrigo Sorriso, serviço de acolhimento da Proteção Social Especial, também comemoraram os festejos juninos na unidade. Toda a equipe técnica e administrativa da unidade prestigiou o evento.  

“Nos reunimos para festejar o São João com eles. Muitos nunca tiveram a oportunidade de comemorar em uma festa junina , por isso fizemos questão de vesti-los com roupas a caráter, fazer as comidas típicas sem o coco para que não fizéssemos mal às crianças. Enfim, foi feita especialmente para eles”, comenta a coordenadora do Abrigo Sorriso, Magna Mendonça.

Para a T.S., criança acolhida no Abrigo, a tarde foi especial: ela participou de sua primeira festa junina vestida de rainha do milho. “Estou de rainha do milho pela primeira vez e gostando da festa”, disse emocionada.

O Abrigo Sorriso acolhe crianças de 0 a 6 anos que experimentam situações cotidianas de risco a sua integridade psicológica, física ou sexual, ou seja, circunstâncias onde há ameaças ou violações a direitos. O acolhimento institucional é uma medida de proteção especial legítima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.