Na manhã desta sexta-feira, 19, cerca de 70 agentes de endemias estiveram reunidos no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), recebendo capacitação para melhor identificação dos casos de Dengue, Febre Chikungunya e Zika. O acolhimento pedagógico foi promovido pelo Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD).
De acordo com a coordenadora do PMCD, Taíse Cavalcante, agentes e supervisores de mais de 20 bairros conheceram como identificar o vírus Zika. “Eles precisam está preparados para tirar as dúvidas da população no momento das visitas domiciliares. Os sintomas inicias das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são parecidos e é preciso alertar sobre os sinais de alarme, ou seja, avisar que dentre as três doenças, se for confirmado a dengue, o cuidado deve ser ainda maior, pois a dengue pode ir a óbito se não for adequadamente tratada”, destacou.
O supervisor, Marcos Vinícius Melo, afirma que o agente tem que estar sempre preparado para não só identificar os vários tipos de doenças com os quais eles lidam diariamente, como também, esclarecer as dúvidas da população. “ Todo tipo de capacitação é importante, pois nos muni de informações que são extremamente úteis na nossa rotina, além de aprofundar o nosso conhecimento técnico a respeito dessas várias doenças que surgem”, afirmou.