Boa parte dos nordestinos espera uma época do ano que, para eles, é mais do que especial, afinal, reaviva a cultura da região nordestina e reaquece as raízes. O São João no Nordeste é assim: regado a forró. Em Sergipe, contudo, o Forró Caju é o evento que reúne grandes artistas do gênero musical e atrai, não só sergipanos, mas também turistas de várias partes do Brasil e até do mundo. Em 2015, a grande festa realizada na praça Hilton Lopes começou nesta sexta-feira, 19, segue até o próximo dia 29, e é motivo de grande expectativa, seja de quem vai apenas para aproveitar ou também para quem vai trabalhar.
O primeiro dia de festa é sempre o mais esperado, afinal, é nele que se pode ter uma ideia do que estar por vir. Neste ano a Prefeitura de Aracaju preparou uma programação que agradou o público, por isso, esta sexta contou com uma abertura do Forró Caju especialmente grande, em nível de quantidade de público, e o sorriso da satisfação podia ser visto pelas quatro cantos da praça onde ocorre o maior evento junino do estado.
Para Evelyn Santos, que acompanhou os shows da noite na grade bem de frente para um dos palcos principais, a expectativa para os próximos dias de festa são as melhores possíveis. Mesmo esperando, ansiosamente, pelo show de Wesley Safadão, a jovem não se conteve e fez questão de comparecer na primeira noite. "Eu espero muito pelo Forró Caju. Junho é sempre um mês animado e esse é o meu segundo ano participando dessa festa. Espero vir todos os dias porque a programação está muito boa", disse a moça.
Enquanto o show de Forró dos Plays acontecia no palco, a amiga de Evelyn também nutria a expectativa de noites alegres no Forró Caju. Alice Borges já participa da festa há muitos anos e, por isso, sempre fica animada nessa época do ano. "Gosto muito de forró e adoro o Forró Caju. Se possível virei todas as noites", afirmou.
Renda a mais
Em 23 edições de Forró Caju, a festa é um dos eventos mais aguardados para muitos que desejam ter uma renda a mais. Grande fomentadora da economia local, a festa gera muitos empregos diretos e indiretos e movimento o mercado de trabalho.
Os ambulantes, por exemplos, sempre veem o evento com bons olhos, já que é durante o Forró Caju que eles aproveitam para aumentar a renda e ganhar aquele dinheiro extra. Maria José faz parte desse grupo de ambulantes. Há 20 anos ela participa da festa e espera aumentar as vendas. "O ano não começou muito bem, mas acredito que, com o Forró Caju, possa melhorar e eu consiga aumentar a renda lá de casa. Estarei aqui todos os dias e desejo que a clientela compre bastante", ressaltou esperançosa.
Ao contrário de Maria José que já é veterana no Forró Caju, André Carlos participa do evento pela primeira vez. Para ele, tudo é novo quando se trata em vender na festa. "Como é o meu primeiro ano, eu só posso esperar coisas boas e que eu venda bastante", contou animado.