Ação da Petrobras é sucesso entre o público do Forró Caju

Agência Aracaju de Notícias
26/06/2015 01h08
Início > Notícias > Ação da Petrobras é sucesso entre o público do Forró Caju

Esta quinta-feira, 25, foi o último dia da ação Lambe-lambe, promovida pela Petrobras, em parceria com o grupo Manga Nordeste. Durante os três dias em que o estande esteve montado na praça Hilton Lopes, durante o Forró Caju, cerca de 250 pessoas foram, por dia, ao local, o que foi motivo de satisfação, tanto para quem organizou a ação, como também para quem participou dela.

Se para os visitantes o estande foi um atrativo a mais no maior evento do estado, os promotores da ação também se sentiram satisfeitos ao perceber que o trabalho agradou. A ação foi muito simples, mas bastante divertida. O público pode fazer um registro fotográfico Lambe-lambe, estilo fotográfico em que, em outras épocas, um fotógrafo ficava em meio às pessoas, normalmente em praças, e fotografava em miniatura, através de um processo artesanal, ainda na época em que o filme era mais recorrente. Além disso, os visitantes levavam a fotografia em monóculos e ainda tinham a oportunidade de dublar um sucesso do forró tradicional para ser exibido em uma tela do lado externo do estande.

Para Vagner Santos, um dos promotores da ação, foi um momento especial participar desse trabalho. "As pessoas sempre chegam curiosas e ao saberem do que se trata, se empolgam e nós acabamos satisfeitos em ver a alegrias delas", comentou.

O intuito da ação é relembrar o São João de épocas passadas e registrar em fotografia. "Montamos o estande para chamar a atenção para o Lambe-lambe e levar as pessoas ao São João antigo. Apesar de o processo ser feito em uma câmera digital, a foto é colocada e vista em um monóculo, uma espécie de binóculo de fotografia comum em décadas passadas. O cenário que montamos e os promotores da ação, tudo remete aos antigos festejos", explicou o coordenador da ação, Leonardo Nery.

O fotógrafo por traz do Lambe-lambe foi Welder Souza. "Trabalho há cerca de 20 anos com fotografia. Mesmo o essa cultura fotográfica não ter feito parte da minha vida, a conheci e me sinto feliz em contribuir para esse resgate de épocas antigas e de também fazer o registro das pessoas que poderão se recordar desse momento no futuro", afirmou.