Segurança é destaque no Forró Caju 2015

Agência Aracaju de Notícias
26/06/2015 03h38
Início > Noticias > 65409

Há dois anos consecutivos que a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) faz, exclusivamente, a segurança interna no Forró Caju. Em 2015, a decisão de deixar o trabalho na parte de dentro da festa por conta da GMA foi baseada na ação ocorrida no ano passado, quando uma pesquisa realizada pela Ouvidoria Municipal revelou que 90% do público do Forró Caju aprovou a atuação da Guarda.

A cada noite do evento são empregados 300 guardas municipais espalhados por todos as partes da praça Hilton Lopes, onde a festa é realizada todos os anos. De acordo com o capitão Jonatas, subcomandante da GMA, baseados na pesquisa, também pode-se discutir melhorias na atuação e, assim, satisfazer ainda mais o público que vai à festa buscando aproveitá-la com segurança.

A ação da GMA já começa na entrada da praça. Nas quatro entradas disponíveis foram colocadas cabines de desarmamento onde GMs estão munidos de detectores de metal. Durante todo o perímetro da festa foram instalados 10 postos de observação, onde um guarda fica na parte superior e outros quatro ficam na parte de baixo com coletes reflexivos para facilitar a visualização por parte do público. Além disso, nove patrulhas foram espalhadas, compostas por integrantes de grupamentos especiais, sendo que cinco são do Grupamento Tático Operacional, e quatro da Ronda Capital (Rondac).

Ainda segundo o capitão Jonatas, existem equipes orientadas a prestar auxílio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao Procon Municipal, à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e ao Corpo de Bombeiros Civil e Militar.

"O Forró Caju é um evento de natureza branda. Normalmente não temos muitas ocorrências, se compararmos a outros eventos, mas, logicamente, elas existem e estamos sempre atentos. As ocorrências que mais registramos, em geral, são uso ou comercialização de entorpecentes, furtos e vias de fato", explicou.

Reforço

Bem como no ano passado, em 2015 a Polícia Militar está auxiliando nos trabalhos de segurança na parte externa na festa. Além disso, a festa conta com uma empresa terceirizada para reforçar a segurança da população que vai curtir e de todos que trabalham no evento.

O serviço terceirizado pela Agogô, empresa que promove o Forró Caju através da Secretaria Municipal de Comunicação Social, está disponível durante todos os dias da festa, nos três turnos. O chefe de segurança, Yuri Lopes, explicou que o trabalho começa logo cedo, com 22 homens, sendo que à noite o efetivo passa a ser de 62 seguranças. "Em noites com maior público, como nos shows de Luan Santana, Aviões do Forró e Wesley Safadão, tivemos a preocupação em pensar em um efetivo ainda maior, com 92 homens, tudo para assegurar que as apresentações ocorram da melhor maneira possível e que possamos auxiliar, de alguma forma, o trabalho da Guarda Municipal que atua na parte interna do Forró Caju", ressaltou.

Mesmo com um grande número de pessoas a cada noite de Forró Caju, o chefe da segurança afirmou que não houve, até o momento, situações que demandassem maior preocupação. "As situações ocorridas até aqui são comuns em festas como essa, mas, ainda assim, estamos atentos a qualquer situação que exija maiores cuidados", ressaltou Yuri.