SMTT garante mobilidade durante Forró Caju

Agência Aracaju de Notícias
26/06/2015 02h44
Início > Notícias > SMTT garante mobilidade durante Forró Caju

Há mais de três meses, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC), organizou o Plano de Operações do Forró Caju. Quando já se aproxima do final da 23ª edição do evento, o planejamento se mantém em ordem e orientando os condutores que precisam passar pelo entorno da festa, tanto durante o dia, como também, e principalmente, durante a noite.

A partir das 17h30 os agentes iniciam os trabalhos nos arredores dos mercados e levam a ação até o dia amanhecer. De acordo com o capitão J.Luiz, coordenador de Trânsito da SMTT, o trabalho principal consiste em colocar binários e retirar os carros que estacionam no local onde ocorre a festa.

"A colocação do binário na avenida Rio Branco é o primeiro trabalho, logo às 17h30. Ele serve para transformar vias paralelas em mão única, como é o caso do que colocamos durante o Forró Caju. Além disso, temos o cuidado de, aos poucos, pedir aos condutores que retirem seus carros do espaço que, comumente, é usado para dar lugar ao evento", explicou o capitão.

Durante o Forró Caju, ao todo, 62 agentes trabalham por noite de festa, tudo para garantir a comodidade dos condutores, tanto os que participam do evento, como os que não. Logo no final da tarde, as ruas que dão acesso ao local onde acontece o Forró Caju são bloqueadas para o tráfego e os agentes monitoram a região, removendo os veículos que estão estacionados na área a ser bloqueada posteriormente. Conforme as pessoas vão chegando, os agentes de trânsito auxiliam a travessia de pedestres e atendem solicitações dos próprios cidadãos e dos supervisores de trânsito em serviço, tratando-se de desobstrução das vias não bloqueadas, e demais operações de trânsito.

"Por enquanto, não tivemos nenhuma situação que demande mais atenção, mas, nos mantemos sempre alertas para qualquer eventualidade", declarou o coordenador de Trânsito.

Direção perigosa por embriaguez alcoólica, velocidade incompatível com a via, invasão das áreas isoladas ao trânsito de veículos, estacionamento em locais proibidos e/ou prejudiciais à fluidez do tráfego são consideradas pela SMTT infrações corriqueiras em eventos como o Forró Caju. Por isso, o contingente do órgão também atua nessa frente, coibindo ações que possam colocar em risco a segurança das pessoas.