Seapri faz balanço do semestre

Articulação Política e das Relações Institucionais
03/07/2015 16h32

 

Para a Secretaria Municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais (Seapri), o primeiro semestre de 2015 já é considerado um período de grande produtividade, conquistas e realizações. De acordo com o secretário Juvêncio Oliveira, ao longo desses meses, a Seapri articulou e apoiou os principais Projetos de Lei (PLs) que foram encaminhados do Poder Executivo para o Legislativo, além de viabilizar demandas e novos projetos junto às demais secretarias e instituições parceiras objetivando assim, o progresso de Aracaju.

“Desde que a Seapri foi criada, assumimos o compromisso de prestar apoio direto ao Executivo, trabalhando com total transparência, contribuindo para o orgulho dos aracajuanos em viver aqui. Uma das marcas da atual gestão é investir na prestação do serviço público a partir de feedbacks e estudos. Já avançamos em muitas coisas e vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais. Não existe perfeição! Somos dinâmicos e acreditamos no melhor sempre”, comemora Juvêncio Oliveira que está à frente da pasta desde janeiro de 2013.

Ações

No intuito de suas ações, a Seapri é o canal representativo do Poder Executivo dentro da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), responsável pela entrega de Projetos de Lei (PLs) de autoria da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), bem como, é responsável também por acompanhar as discussões e intermediar questionamentos dentro da Casa. A Seapri contabiliza neste primeiro semestre, o envio de cerca de 20 Projetos de Lei à CMA, que encerrou suas atividades semestrais na última sexta -feira,26 , contabilizando um total de mais de 30 Projetos de Lei apreciados, 448 requerimentos e 272 indicações.

Para o secretário Juvêncio Oliveira estabelecer o diálogo e harmonia dentro da Casa não é algo difícil, uma vez que o Poder Legislativo tem sido muito atuante, mesmo quando as opiniões são contrárias.  “Ao longo deste primeiro semestre a Secretaria de Articulação Política participou de inúmeras discussões e ações que visaram proporcionar celeridade aos projetos na Câmara de Vereadores, onde, por exemplo, participamos efetivamente das discussões referentes às modificações do IPTU, ao reajuste salarial dos professores, assim como dos demais servidores municipais, sendo que a PMA mesmo em tempos de dificuldade econômica fez questão de obedecer ao que determina a Lei Nacional. Outra discussão importante, a qual estivemos à frente, foi a aprovação do PL de n° 74, que trata das metas e prioridades da Administração Pública, nomeada Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”, ressaltou Oliveira.

O secretário aponta ainda que durante esses seis meses, a Seapri foi atuante junto aos demais órgãos municipais, uma vez que faz parte da política do prefeito João Alves Filho o trabalho em equipe, a sinergia entre as secretarias e servidores. Dentre as ocasiões em que a Seapri esteve presente e atuante, pode-se destacar a solenidade o início das obras do Calçadão da Praia Formosa, localizado no bairro 13 de Julho, as comemorações aos 160 anos de Aracaju, a assinatura de ordem de serviço para dez grandes obras em diversos bairros da capital, assim como o lançamento do Projeto “Dia de Cooperar”, a III Semana Municipal de Trânsito, a inauguração da sede da Instituição Assis Chateaubriand, no bairro Bugio, além, das participações nas entregas dos Títulos de Cidadãos Aracajuanos a personalidades que marcam a história da nossa cidade, a exemplo, do secretário Municipal da Fazenda e da Saúde, Luciano Paz, do secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Energético Sustentável, Valmor Barbosa, do vendedor Adilson do Biscoito, dentre outros.

“Vejo que o legado da atual gestão Municipal veste a camisa do time e entra em campo com garra. A Seapri também é ponto de apoio das secretarias, estamos sempre de portas abertas para reuniões e demandas. Por isso, afirmo que todas as pastas, assim como a Seapri, vêm trabalhando para fazer da gestão do prefeito João Alves Filhos, uma gestão de forte atuação da sociedade. O que queremos é construir uma cidade cada vez melhor”, diz Juvêncio.

Expectativas

Sobre as expectativas para o segundo semestre, Juvêncio afirma que os trabalhos não param. “Acredito que neste segundo semestre teremos muito mais trabalho. Já temos diversas reuniões agendadas e um cronograma preestabelecido. O Plano Diretor, sem dúvidas, terá grande destaque nos próximos meses, após as Audiências Públicas já realizadas pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Seplog. O que posso garantir é que a nossa palavra de ordem sempre estará focada em avançar, afinal, Aracaju é uma cidade que não para de crescer”, finaliza Juvêncio Oliveira.