Eduardo Matos apresenta para o TCE relatório de Coleta Seletiva

Meio Ambiente
07/07/2015 13h48
Início > Noticias > 65516

Na manhã de ontem, 6, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, esteve no Tribunal de Contas do Estado (TCE), para apresentar aos integrantes da Corte de Contas e do Ministério Público de Contas o relatório sobre a licitação da limpeza pública na cidade de Aracaju. Estavam presentes os conselheiros Angélica Guimarães e Luiz Augusto Ribeiro, os conselheiros -substitutos Alexandre Lessa e Francisco Evanildo, e os diretores do TCE, Acácia Trindade, Antônio Álvaro de Carvalho, Joseluci Ramos Prudente e Eliziário Silveira Sobral.

O presidente do TCE, Carlos Pinna, ressaltou a importância da apresentação do relatório da licitação da limpeza pública de Aracaju. “A respeito do assunto que precede o lançamento da licitação que vai cuidar dos resíduos sólidos em Aracaju, é um problema estadual e principalmente nacional. Nós estamos muito atentos a essa providência administrativa que vai ser feita pela Sema. É muito oportuno, adequado e, com certeza, um privilégio para o TCE  que o secretário Eduardo Matos tenha feito essa exposição para a autoadministração do Tribunal, como também para os nossos técnicos”, disse o presidente.

O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, esclarece o que foi mostrado ao TCE. “Viemos mostrar todo o sistema de estruturação da Sema, como ela foi pensada, planejada e neste momento como ela está direcionada a assumir a gerência dos resíduos sólidos em Aracaju, mostrando o que se pretende, como vai ser feita a licitação, a questão dos reciclados, dos ecopontos, toda a estrutura e disponibilidade da secretaria para enfrentar um dos mais graves problemas hoje do contexto atual, que é a questão dos resíduos sólidos na cidade. Iremos fazer também uma licitação para ampliar os lotes e os serviços. Nós temos seis lotes diferentes, onde vamos atuar na poda e supressão, na ampliação da coleta seletiva. Nós queremos agradecer ao TCE, na pessoa do senhor presidente Carlos Pinna, por nos receber”, afirmou o secretário.

Ecopontos

Aracaju receberá, em diferentes bairros, 36 ecopontos no total. No final de agosto, serão 3 ecopontos instalados, a princípio, e assim progressivamente até o total dos 36.

 

“A ideia é gastar menos e deixar a cidade mais limpa, então vamos trabalhar com essa filosofia, tirando pontos de descarte irregulares, que é um grave problema. Aracaju tem 1.500 pontos de descarte irregular e vamos trabalhar para alcançar realmente um serviço adequado para a comunidade. Estamos seguindo a orientação do prefeito João Alves, uma licitação transparente, aberta e informando a todos os órgãos de controle, como o TCE, Ministério Público, OAB e Câmara Municipal, nós levamos a mensagem de como será feita a licitação, como está o novo modelo de gestão de resíduos sólidos em Aracaju, de forma transparente, ampla e aberta para os aracajuanos”, pontuou o secretário da Sema, Eduardo Matos.