X Conferência Municipal de Saúde teve início nesta quinta, 9

Saúde
09/07/2015 19h25

Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas - Direito do Povo Brasileiro", teve início nesta quinta-feira, 9, a X Conferência Municipal de Saúde de Aracaju, que tem o objetivo de analisar a situação da saúde e estabelecer diretrizes para indicar caminhos e as necessidades expressas pela população. Participam da conferência os trabalhadores da saúde, os conselheiros locais e os delegados (que foram eleitos durante as pré-conferências para representar os usuários do SUS). Durante a manhã, foi realizado o credenciamento e a plenária para a aprovação do regimento. Já no período da tarde, foi realizada a abertura oficial da conferência. O evento acontece até amanhã, 10, no Teatro Tiradentes, localizado na Universidade Tiradentes (Unit) do Centro.

Após a formação da mesa de abertura, foram realizadas homenagens para 12 pessoas, escolhidas pelos trabalhadores, gestores e usuários da saúde. Além disso, ocorreram palestras para falar da saúde atual do município de Aracaju. O Dr. Nilzir Soares palestrou sobre o "Direito à Saúde, Garantia de acesso, Atenção de qualidade e Participação Social". Já o médico Rogério Carvalho palestrou sobre o "Financiamento do SUS e Relação Público-privado". Por último, a Dr. Ana Angélica Rocha debateu sobre a "Gestão do SUS e os modelos de atenção à saúde, reformas democráticas e populares do estado". Ao final das palestras, foram abertos debates para todos os presentes.

O secretário Municipal de Saúde Luciano Paz Xavier também esteve presente e representou o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, durante a solenidade. Para ele, é essencial pensar diferente e fazer diferente para que a saúde melhore, ou seja, para que a saúde pública seja diferente.  

De acordo com a agente comunitária de saúde, Áurea Lúcia Siqueira, que representou os trabalhadores da saúde como conselheira local, a conferência é um momento de debate que irá contribuir para a saúde na capital. "O trabalho do profissional de saúde depende do suporte que os gestores dão. E quando a comunidade é atendida, nós trabalhadores também ficamos satisfeitos com o nosso trabalho. Estou feliz em participar desse momento, pois reúne todos os envolvidos para a melhoria da saúde", ressaltou a agente de saúde.

Para a usuária do SUS, que representou a USF Manoel de Souza, Yasmin Porto, o debate é bastante válido para discutir a saúde. “Eu acho importante participar da conferência para ocupar um lugar de controle social, ou seja, existe um regulamento que permite essa paridade entre gestores, usuários e trabalhadores. Já participei de outras conferências e da pré-conferência. Agora estou bastante curiosa para os eixos temáticos que serão debatidos  amanhã, 10 de julho, estou interessada no eixo 2, que fala dos trabalhadores e da educação em saúde, e também pelo eixo 6, que é sobre políticas e inovações do SUS. Estou escolhendo ainda um desses dois eixos”, relatou empolgada a usuária do SUS.

Homenagens

Na ocasião, 12 pessoas escolhidas pelos usuários, gestores e trabalhadores da saúde foram homenageadas. Os escolhidos pelos usuários foram: Dr. Fábio Viegas Mendonça, o vereador Valdir dos Santos, Dr. José Almir Santana, Eduardo Ramos, Antonio Cassemiro da Silva e Maria Izabel Lima. Já os homenageados pela gestão foram: a senadora Dra. Maria do Carmo Alves, o senador Dr. Eduardo Amorim e Dr. Hélio Ferreira dos Santos. E Sony Regina Petris, Diana Oliveira de Luna e Risonete Leila de Andrade receberam a homenagem através da escolha dos trabalhadores.

O grupo de cultura afro-brasileira “Axé Kizomba” também realizou apresentação durante a conferência. O grupo existe há 27 anos e trabalha com ações de redução de danos. Além disso, eles realizam ações nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju.