Sema intensifica fiscalizações no Conjunto Santa Lúcia

Meio Ambiente
10/07/2015 10h38
Início > Notícias > Sema intensifica fiscalizações no Conjunto Santa Lúcia

A equipe do Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), esteve na segunda-feira, 6, fiscalizando todo o conjunto Santa Lúcia. O motivo da visita foi para atender aos pedidos dos moradores decorrentes as necessidades ambientais do local. A equipa da Sema se dividiu na parte de arborização, resíduos sólidos, poluição sonora e área de proteção permanente (APP).

O que mais afeta os moradores do Santa Lúcia são as enchentes. O presidente da Associação do Moradores, João Robério, explica o motivo dos problemas enfrentados e reconhece das ações efetuadas hoje.

"As enchentes sempre aconteceram, mas em 2015 presenciamos as maiores e com elas vem os problemas de ordem ambiental e social. Antes não existam ações emergenciais como hoje. O conjunto está crescendo com as construções e o que reivindicamos é a limpeza de bueiros, recuperação asfáltica e a obra de micro drenagem. Agora, é pensarmos em um projeto que resolva toda a situação", esclarece o presidente.

Para Joseilton Rocha, morador do local, há pontos que merecem atenção para esse caso. "No ponto de vista ambiental, já que estamos lidando com a Sema, destaco a questão da lagoa, que tem sido aterrada por resíduos sólidos, principalmente os de material de construção. Vale ressaltar também a questão da ocupação desordenada do Santa Lúcia. Vemos vários ataques ao meio ambiente causados pelos moradores. Essa é uma região muito frágil e que foi ocupada desordenadamente através de resultados da especulação imobiliária dada a natureza e ao perfil do local", diz o morador.

Sema

No final do mês passado, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, esteve na Associação de Moradores do Santa Lúcia, pare entender as necessidades dos moradores locais. "Desde o mês junho estive mantendo um diálogo com os moradores do conjunto. Levei para o prefeito as principais problemáticas relatadas pelos moradores e no dia 06 de julho nossa equipe fez uma grande intervenção no Santa Lúcia ", relata Eduardo Matos.