A primeira semana de programação especial produzida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), foi um sucesso. Com sala cheia e muita animação mães, avós, e equipes especializadas em colônias de férias trouxeram suas crianças para participar das exibições de filmes.
A educadora que faz parte de uma colônia de férias, Patrícia dos Santos, falou que ficou sabendo da programação e incluiu em seu roteiro. “Eu já trabalho há uns dois anos com colônia de férias e sempre fico ligada no que a cidade oferece para esse público. Umas amigas comentaram do que seria realizado aqui no Centro Cultural e aproveitamos para colocar em nosso cronograma de passeio. Ficamos animados em saber que existem espaços como esse em nossa cidade” disse.
Jade Moraes, coordenadora de produção do núcleo, agradece a todos que participaram da primeira semana e faz o convite para que o público retorne nos próximos dias de exibições. “Está sendo muito gratificante ver a galerinha ocupando o cinema, as duas sessões foram um sucesso. Semana que vem continuamos com essa programação especial de férias com três dias de animações. Serão exibidos vários curtas com o tema infantil”, disse.
Para Kauã Rocha foi uma forma diferente de se divertir nas férias, ele já conhecia o Centro Cultural de Aracaju, mas nunca tinha ido à sala cinema Walmir Almeida. “Gostei muito dos filmes e pretendo voltar semana que vem com meus amigos”, falou o jovem.
Jade explica que o intuito é trazer as crianças para o Centro Cultural, para além de assistir os filmes, elas tenham a oportunidade de conhecer o prédio, as exposições, ou seja, aproveitar esse tempo livre com uma programação gratuita e cultural.
Adelaide Figueiredo, que visitou o espaço há alguns dias, ficou sabendo da programação especial e trouxe suas filhas e sobrinha para assistir os filmes. “Todas as férias procuro fazer passeios com um teor mais cultural com minhas filhas, sempre vamos a bibliotecas, museus e agora o Centro estará em nosso roteiro. Elas adoraram conhecer as instalações e amaram o cinema”, afirma.
As exibições são sempre gratuitas e o público ainda pode aproveitar para conhecer o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) que tem exposições, biblioteca, teatro, sala da cultura popular. Nos dias 14, 15 e 16 a programação continua a partir das 15h com filmes de animações infantis.