Saúde de Aracaju realiza ações alusivas ao Dia do Homem

Saúde
13/07/2015 11h04
Início > Noticias > 65581

No próximo dia 15, será comemorado nacionalmente o Dia do Homem. A criação desta data teve como objetivo a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos que envolvem sociedade e família. Fazendo jus a intenção da data, o Programa Municipal de Saúde do Homem realizará durante este mês diversas ações de saúde voltadas ao público masculino.

"As ações serão realizadas basicamente fora das Unidades de Saúde da Família. Iremos até os locais onde majoritariamente se concentra o público masculino, quartel do Corpo de Bombeiros, Cavalaria da Polícia Militar, canteiro de obras, dentre outros. O nosso objetivo enquanto coordenação é levar atividades de promoção à saúde e promover uma sensibilização desse público, que não costuma frequentar as unidades", afirmou a coordenadora do Programa, Ana Carolina Miranda.

As ações fazem parte da proposta de Política de Atenção Integral da Saúde do Homem, que dentre outros aspectos, envolve a mudança de paradigmas para que se promovam, junto a segmentos masculinos, os cuidados com a sua saúde e com a saúde de suas famílias. Segundo dados do Ministério da Saúde, os homens procuram pouco os serviços de saúde e normalmente não participam de atividades de prevenção e promoção da saúde. Geralmente este público está exposto aos acidentes de trânsito e de trabalho, estão envolvidos na maioria das situações de violência, utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade e não praticam atividade física com regularidade estando mais expostos as doenças crônicas, vivendo em média sete anos a menos que as mulheres.

Sensibilização

Ainda segundo Ana Carolina, a Saúde de Aracaju, através do Programa Saúde do Homem, possui um trabalho da sensibilização com os profissionais da rede municipal. Tudo para reavaliar as medidas que precisam ser tomadas para fazer com que se tenha uma mudança de hábito e se torne cada vez mais comum encontrar homens nas unidades se consultando e fazendo parte das atividades. "Normalmente encontramos homens nas USFs, quando vão marcar um exame para um familiar ou levar os filhos para se vacinar. Justamente neste momento que os profissionais precisam estar atentos para fazer a intervenção e acolher este usuário", ressaltou Carolina.

Nos próximos dias, algumas parcerias entre os Programas Municipais DST/Aids, de Saúde da Mulher e Coordenação de Promoção a Saúde estão sendo firmadas com o objetivo de desenvolver ações que incluam cada vez mais o público masculino nas suas atividades, otimizando a proposta de cada um deles.