Semfas promove oficinas pedagógicas para educadores sociais

Família e Assistência Social
13/07/2015 16h31
Início > Notícias > Semfas promove oficinas pedagógicas para educadores sociais

Ensinar princípios que gerem consciência ecológica é essencial para a formação do cidadão. Partindo dessa premissa, a coordenadoria de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) vem capacitando os educadores sociais que atuam nas unidades do órgão para que utilizem material reciclado em suas ações junto aos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital sergipana.

Para tal, a Semfas ensina, através de oficinas pedagógicas, como os educadores podem confeccionar peças com materiais que são descartados no dia a dia, a fim de que eles possam ensinar às comunidades a estimular as habilidades de forma coletiva e colaborativa e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente.

Nada é descartado: embalagem de ovos, latas de alumínio, CDs e garrafas PET estão entre os materiais utilizados. Através do apoio da pedagoga, Adriane Gomes Lopes, os educadores aprendem a criar, de forma rápida e prática, objetos de decoração, brinquedos e utensílios. O objetivo é que todo o aprendizado seja direcionado para crianças, adolescentes e idosos que participam dos grupos de convivência.

“Utilizamos tudo que seria descartado. As caixas de ovos se transformam em uma centopéia, a garrafa PET em um porta-lápis, a bandeja de isopor em um jogo da velha e as garrafas de vidros em itens de decoração. O objetivo das oficinas é ensinar aos educadores a consciência ecológica e mostrar que é possível criar várias coisas com material reciclado”, revela Adriane.

No mês de julho, as oficinas pedagógicas são promovidas nas sextas-feiras no CRAS Gonçalo Rollemberg Leite, localizado no bairro José Conrado de Araújo, para os profissionais que atuam nas unidades da Semfas localizadas nos 3º, 4º e 5º Distritos. Em agosto, as oficinas irão ocorrer no CRAS Antônio Valença, situado na Farolândia, para educadores que atuam no 1º e 2º Distritos.  Cerca de 60 agentes sociais devem ser capacitados.  

“Está sendo bem gratificante participar dessas oficinas de material reciclado, pois podemos utilizar esses aprendizados tanto com os grupos de crianças e adolescentes, como nos grupos de idosos. Através da arte, podemos ensinar cidadania e também a consciência e o cuidado com o meio ambiente”, afirma o educador social, Anselmo Rocha.