Comunidade do Bugio recebe audiência de diagnóstico do Plano Diretor

Planejamento e Orçamento
14/07/2015 23h47
Início > Notícias > Comunidade do Bugio recebe audiência de diagnóstico do Plano Diretor

Dando seguimento à revisão do Plano Diretor, exigência constitucional para cidades com mais de 20 mil habitantes, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realizou nesta terça-feira, 14, mais uma audiência pública de diagnóstico, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bonfim (EMEF), no Bugio.

"Estamos nos preocupando em fazer o máximo, para que a população se sinta atraída a vir para este debate que a prefeitura entende que é uma das ocasiões mais importantes que uma gestão pode conduzir dentro de seu período político, e temos também a noção de toda importância que esta Revisão do Plano Diretor possa ter para a cidade e para a vida de seus cidadãos", destaca o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque.

Para a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, as audiências são importantes indicadores das necessidades da população. "A sociedade aponta, e nós conseguimos fazer um diagnóstico para a atuação da Guarda Municipal, Defesa Civil, Procon Municipal e da SMTT, e torna-se uma peça fundamental para o nosso planejamento", argumenta Georlize.

A presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Maria do Socorro Cacho, acredita que este é o momento em que o município ouve seus cidadãos para através do Plano Diretor atender as demandas do povo. "O gestor vai de encontro à população, para ver suas necessidades, seu problemas, e mostrar ao prefeito as necessidades que ela enfrenta para que através do Plano Diretor elas possam vir a serem solucionadas", enfatiza a secretária.

Ressaltando que a comunidade é a porta voz das informações que servem como artifícios para a elaboração para o Plano Diretor, o vereador Roberto Morais (PSD), diz que depois desses dados haverá uma discussão na Câmara Municipal.  "Através dessas informações, fica mais fácil até para a prefeitura, após a montagem do projeto, levar para a câmara uma aprovação com o devido respaldo da comunidade. É preciso lembrar também do que já foi feito, tentar preservar. Este não é só uma obrigação dos gestores, como também da própria comunidade, para manter e cuidar do que é nosso", conclui Roberto Morais.

Quem também aprovou a nova rodada das audiências públicas do Plano Diretor nos bairros foi a própria população, que vê a ação como uma ponte entre os gestores e o povo. "É um bom momento para que a gente possa debater com a prefeitura os problemas que o bairro enfrenta. O Bugio é quase uma cidade e nós lutamos para que sejam realizadas melhorias para a nossa comunidade", diz Cleber Alves, presidente do Movimento de Fiscalização dos Bairros de Aracaju (MFBA), entidade criada há dois meses, com sede no Bugio.

Participação

A sessão contou com a presença de gestores, vereadores, membros de associações, e da própria comunidade que destacaram as demandas do bairro e de localidades adjacentes, a exemplo dos moradores dos loteamentos Estrela do Oriente, Nova Liberdade e João Nascimento, que apontaram as necessidades dessa região para que sejam elaboradas propostas para a revisão do Projeto de Lei do Plano Diretor Municipal, e que darão início a uma nova rodada de audiências previstas para o mês que vem.

As audiências públicas de diagnóstico da revisão do Plano Diretor seguem até o próximo dia 24. Nesta quarta feira, 15, a sessão acontece no auditório da EMEI José Garcez Vieira, localizada na Praça Dom José Thomas, s/n, bairro Siqueira Campos. Já a de amanhã foi transferida para o dia 24 de julho na EMEF General Freitas Brandão, localizada na Rua Porto da Folha, s/n, bairro Suissa. As audiências têm inicio às 18h00.