Valorizar os artistas sergipanos e abrir espaço para a cultura popular. Esse é o propósito do Teatro João Costa, que apresentará dia 24, o grupo maranhense 'Quebradeiras de Coco Babaçu'. O evento terá início às 19h e faz parte do Sonora Brasil, projeto realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) nacional.
Com tema 'Sonoros ofícios': cantos de trabalho, a ação ganha o circuito nacional apresentando grupos que trazem a força do canto ligado ao trabalho, expressando uma tradição cultural que fala sobre o lamento e a crítica como alívio a dureza do ofício.
O grupo 'Quebradeiras' é formado por mulheres que exercem um papel de liderança na defesa e reconhecimento do seu trabalho. As músicas tratam de assuntos relacionados à valorização da atividade, da mulher, dos direitos das minorias, da luta pelo acesso aos babaçuais que estão localizados em grandes latifúndios.
Segundo Fábio Oliveira, coordenador do evento em Sergipe, a iniciativa garante o acesso da população a diversidade da música brasileira, contribuindo para a formação de público e ajudando a difundir e estimular as carreiras dessas artistas.
João Costa
O teatro João Costa fica localizado no Centro Cultural de Aracaju (antiga alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), na Praça General Valadão, e já recebeu desde a inauguração diversos espetáculos, incluindo peças internacionais, apresentações musicais, jornadas de estudos, encontros culturais e performances multimídia.