Contação de história diverte crianças durante programação especial de férias

Cultura
16/07/2015 15h29

Em parceria com a Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes, as contadoras de histórias da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), animaram a manhã de aproximadamente 40 crianças da Escola Estadual Geraldo Barreto Sobral Caic. A programação especial de férias faz parte do projeto Bibliotecas em Rede, que é desenvolvido pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

O objetivo do projeto segundo a diretora da Biblioteca infantil, Cláudia Stocker, é promover a troca de experiências entre as seis unidades existentes na grande Aracaju. Sobre a programação de férias, Cláudia explica que foi pensado em oferecer atividades que chamassem a atenção do público infantil, mas que acima de tudo fossem voltadas para o aprendizado intelectual das próprias crianças.

O personagem que comandou a manhã de hoje, 16, foi o Dentinho, o pequeno arteiro idealizado pela bibliotecária Osaneide Rosa, chegou arrancando muitos sorrisos dos pequenos. Com uma linguagem bem semelhante à fala utilizada pelas crianças, Dentinho mostrou não só a importância do saber, como também o conhecimento das artes e a relevância dos estudos e o bom relacionamento com os pais.

“Dentinho se intitula um artista plástico, mas assim como as demais crianças, pronuncia muitas palavras de forma errada. A ideia é que a linguagem do personagem facilite a interação com os pequenos, onde através da lúdica será evidenciada a relevância da boa leitura e como consequência o interesse pelo aprendizado dentro da sala de aula”, disse Osaneide.

O personagem também encantou Rose Batista, que ao saber da programação de férias, trouxe o sobrinho. “Soube através de um site de notícias e resolvi trazer meu sobrinho que nunca havia pisado em uma biblioteca. Ele está interagindo super bem com as demais crianças e acredito que a atividade serve como um incentivo a mais, já que em casa o hábito da boa leitura é incentivado pelos pais constantemente”, fortaleceu.

Além da contação de história comandada pelo personagem Dentinho, também foi realizada uma oficina de dobradura em papel, ministrada por mais duas bibliotecárias da unidade da Funcaju, Maria Dulce Santos e Fabiana Bispo, onde foi confeccionado o próprio personagem.