Aracaju sediará VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore

Cultura
21/07/2015 12h10

Na próxima semana, a capital sergipana será a sede de um dos maiores eventos culturais do país. O VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore reunirá sociólogos, antropólogos e pesquisadores da cultura popular, que durante três dias promoverão um estudo aprofundado sobre temáticas da área com apresentação de trabalhos desenvolvidos nos quatro cantos do Brasil.

Promovido pela Comissão Nacional de Folclore, em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o evento será realizado entre os dias 29 e 31 de julho, nos turnos manhã e tarde, no Centro Cultural de Aracaju, unidade da Funcaju e terá entrada gratuita.

O seminário, que este ano tem como tema Cores, Cantos e Mitos tem o objetivo de estabelecer ações integradas entre as comissões, formular projetos específicos destinados à valorização do patrimônio cultural popular e colocar em questão o papel das instituições de ensino e dos meios de comunicação como forma de incentivar e promover essas manifestações artísticas.

Dezenas de profissionais, vinculados às Comissões Estaduais de Folclore, estarão presentes no seminário que é considerado um dos eventos mais importantes da área cultural do país. Entre os nomes confirmados estão o Dr. Oswaldo Trigueiro, da Universidade Federal da Paraíba; Dr. Toninho Macedo, Sociólogo e diretor da Abaçai Cultura e Presidente da Comissão Paraibana de Folclore; a pesquisadora Izabel Signorelli e da Dra. Lourdes Macena, membra da comissão cearense.

O seminário abordará a temática sobre o folclore, as artes populares e suas aplicações consectárias. As discussões terão como finalidade criar proposições a serem apresentadas ao nosso XVII Congresso Brasileiro de Folclore. O evento visa ainda, fortalecer o pensamento sergipano para a realização, defesa e preservação dos fatos folclóricos enquanto bens de um patrimônio cultural imaterial.

A programação inclui cerca de 30 apresentações de trabalhos, divididos em palestras e oficinas. A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, explica que todos os inscritos terão direito a participar das palestras, mas quanto às oficinas os participantes terão que optar pelos módulos A ou B. "Dividimos as oficinas em módulos para garantir a todos os inscritos a participação, pela manhã serão ministrados as palestras e a tarde as oficinas" concluiu.

Haverá ainda apresentação do coral Vivace, na abertura do seminário, e ao final do dia apresentação de grupos folclóricos. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, 20, no próprio local do evento, Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.