Sema realiza fiscalização no bairro Inácio Barbosa

Meio Ambiente
23/07/2015 14h53

Na manhã desta quinta-feira, 23, as equipes de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) estiveram no bairro Inácio Barbosa, fiscalizando toda área a pedido dos moradores. Na oportunidade, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, também esteve mantendo um diálogo com eles.

“Nós fomos procurados pela comunidade do Inácio Barbosa e o pedido foi que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fizesse um levantamento geral aqui no conjunto habitacional, para verificar as demandas ambientais e hoje todas as nossas equipes foram buscar soluções pra esses problemas”, relatou o secretário.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Inácio Barbosa, Osmário Fernandes da Conceição, os moradores clamam pela poda das árvores localizadas na Praça Tiradentes. “O grande problema enfrentado pelos moradores do bairro é a altura e o aumento das árvores na Praça Tiradentes, que estão invadindo suas residências. Buscamos ajuda do órgão ambiental para realizar toda a poda, mas existe outro problema que é a questão da erosão que está afetando muito a nossa orla do Rio Poxim e a solução mais viável é a colocação de uma nova vegetação nas margens do rio,” esclareceu o presidente.

A professora aposentada e moradora do bairro há 43 anos, Maria Crizales Andrade, relata o problema ambiental que está afetando sua residência. “Tem uma árvore que está prejudicando minha casa, a raiz dela já está penetrando e o calçamento da minha área está todo solto, meu apelo é que podem esta árvore”, disse a moradora.

 

A dona de casa e moradora do bairro há sete anos, Jane Beatriz, enfrenta o mesmo problema da vizinha. Segundo ela, houve até a queda de um galho grande em sua casa. “As raízes das árvores, por serem antigas, estão se espalhando e entrando nas nossas casas, atrapalhando e impedindo a abertura do portão, rachando o piso, prejudicando até a estrutura da casa e da rua. Recentemente caiu um galho enorme aqui na minha residência que bateu na rede elétrica, por sorte foi na madrugada”, afirmou Jane.