Mosqueiro recebe sétima audiência do Plano Diretor

Planejamento e Orçamento
24/07/2015 09h11
Início > Noticias > 65725

A sétima audiência do Plano Diretor (PD) foi realizada ontem, 23, às 18hs na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Carlos Teixeira no Mosqueiro, na Zona de Expansão de Aracaju.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Igor Albuquerque, vê essas ações de forma satisfatória, pois mesmo numa noite chuvosa muita gente participou, aprendendo e relatando os problemas de cada região.

O secretário explicou que ainda nesse segundo ciclo de audiências públicas, que servem de apresentação à população sobre o diagnóstico, mais duas audiências além desta serão realizadas: hoje, 24, no Bairro Suíssa na Escola Freitas Brandão, e outra no sábado, 25, às 8h, da manhã no Bairro Santa Maria, na Escola João Paulo II.

"Pelo número de audiências que estão sendo realizadas em Aracaju de uma forma inédita, onde a Seplog disponibiliza a equipe técnica da PMA para discussão do PD, a gente entende que tem audiências mais corridas e outras menos, mas que no final da revisão do PD um maior número de pessoas vai ter acesso a discutir o assunto. E essa é justamente a intenção da PMA nesse momento. Fazer com que essas informações do diagnóstico, cheguem ao maior número de pessoas possível. Que sejam discutidas de uma forma mais aberta, transparente e mais democrática possível. Para aqueles que não puderem vir às audiências e quiserem se aprofundar no assunto, vale relembrar que o texto está na íntegra no site da prefeitura www.aracaju.se.gov.br", explicou Igor.

A secretária municipal de Governo Marlene Alves Calumby esteve presente na audiência e disse que a equipe de técnicos da Seplog é jovem e bastante capacitada, tratando de um assunto de tamanha importância que é o Plano Diretor.

Segundo Marlene, essa é uma oportunidade da população tomar conhecimento e expor também um pouco do conhecimento técnico expondo as suas ideias, pois quem vive nos locais dessas comunidades é quem mais conhece o problema. "A população passa a informação para a equipe técnica, e faz esse feedback que é importantíssimo, pois acrescenta a parte prática do dia a dia à parte técnica".

O vereador Roberto Morais (PR) destacou que a Zona de Expansão é uma das regiões que mais precisa de atenção da Prefeitura. Ele relatou que essas audiências são uma grande oportunidade que a gestão do Prefeito João Alves Filho tem dado à população para mostrar seu ponto de vista em relação ao Plano Diretor (PD) da comunidade onde vive.  

"Visto que nós temos aqui um espaço que é o pulmão de Aracaju e está concentrado aqui na Zona de Expansão com essa área verde, é preciso aproveitar e elaborar um projeto específico para essa região, a exemplo de um centro comercial, que até sugeri e estarei levando para o Secretário de forma oficial na Seplog. Um centro comercial para que a gente possa diminuir o fluxo para o centro da nossa capital, acredito que uma atenção maior tem que ser dada a essa região, e que claro que todos os bairros da nossa capital serão devidamente contemplados com o PD, mas a nossa Zona de Expansão está dizendo que deve ser olhada com mais carinho", concluiu.

O vereador Lucas Aribé mais uma vez ressaltou a importância do Plano Diretor e a opinião do povo de cada comunidade. "O Plano Diretor vai ser concretizado justamente com a participação popular, então quanto mais reivindicações melhor para o desenvolvimento e elaboração desse projeto. Sabemos que é preciso sempre incentivar cada vez mais a participação popular, e assim o PD atenderá às necessidades do povo".