Visando promover melhorias nos serviços que são ofertados em Aracaju, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC), vem desde junho de 2014 com o Projeto Redes/Ministério da Justiça, que propõe a implementação do Programa Nacional ‘Crack é possível vencer'.
O Programa propõe a capacitação e aprimoramento teórico sobre o crack e outras droga, com fóruns mensais envolvendo os diversos atores da esfera municipal, estadual e entidades representativas da sociedade civil organizada, para tratar dos meios de abordagens no enfrentamento à situação.
Em cada encontro, um tema específico é trabalhado junto a especialistas da Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas- SENAD, através de um viés científico e social, que possibilita aos integrantes da Rede de Prevenção e Proteção um olhar mais próximo às necessidades das pessoas que fazem uso abusivo de tais substâncias.
Objetivo
O objetivo com a oferta da SENAD de que haja uma articulação para o município, a fim de facilitar a interlocução dos órgãos que compõem a rede, fomentando, assim, melhorias nos serviços ofertados.
O desenvolvimento deste Projeto mostra o compromisso do Poder Público Municipal com a aplicabilidade da Política Nacional de Drogas, em especial no eixo prevenção, reunindo os atores governamentais e sociais na atuação com este problema que perpassa a esfera da segurança pública, passando a tratar o tema de forma intersetorial, por órgão de Saúde, Assistência Social, Trabalho e organismos sociais.