Nota de Esclarecimento: Motivos para a interdição do Museu do Mangue

Meio Ambiente
27/07/2015 16h25

A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) vem a público informar que o Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim Ribeiro, situado no bairro Coroa do Meio, encontra-se temporariamente interditado, em decorrência dos constantes ataques de organizações criminosas, que colocam em risco a integridade física dos servidores e visitantes, bem como do respectivo Centro de Educação Ambiental.

A Sema informa também que, desde o ano de 2014, solicitou, através de ofício, apoio a outros órgãos competentes como a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), e à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), para a realização das devidas providências, como a garantia de segurança e integridade dos funcionários e visitantes do Centro. O último ofício enviado foi o de nº 1004/2015, de 20 de julho de 2015, que tratou da solicitação de providências de segurança no Museu do Mangue.

Em maio deste ano, a secretaria realizou uma audiência pública no respectivo Centro, envolvendo a Polícia Militar de Sergipe; Delegacia de Proteção ao Consumidor e ao Meio Ambiente (Deprocoma); Guarda Municipal; Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA); Universidade Tiradentes e Associação de Moradores dos Ex-Palafitas para tratar  da reabertura do Espaço Cultural. Dentre as principais pautas da reunião estava a solicitação de instalação de um posto policial no local.  

 

A Sema salienta que algumas adequações precisam ser realizadas no local, como a instalação de câmeras de segurança e de um posto da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Aliado a isso, foram firmados convênios com a Universidade Tiradentes e Fundação Mamíferos Aquáticos para o desenvolvimento de programas socioambientais. Tão logo as devidas providências tenham sido concluídas, o Centro será reaberto ao público.