VII Seminário Nacional em Folclore: expectativa toma conta de Aracaju

Funcaju
28/07/2015 17h52
Início > Notícias > VII Seminário Nacional em Folclore: expectativa toma conta de Aracaju

Faltando pouco menos de 24h para o início de um dos maiores eventos culturais do país, a cidade de Aracaju vive um clima de expectativas. O Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore, que está em sua sétima edição, contará com mais de 30 palestras e mini-cursos que serão ministrados por antropólogos, sociólogos e demais doutores da área, que lutam, não apenas pela preservação das manifestações culturais, mas principalmente pela manutenção das tradições.

Vindos de todas as partes do Brasil, os mais de 25 palestrantes já chegaram na capital sergipana e conheceram o espaço onde será realizado todo o evento nos dias 29, 30 e 31 de julho, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju. Severino Vicente, presidente da Comissão Nacional de Folclore, falou que a entidade está muito feliz em realizar o evento em Aracaju, já que é uma cidade que respira cultura.

“Aracaju é uma cidade muito receptiva, onde a cultura está presente nos quatro cantos da capital. Nosso objetivo é promover um grande debate sobre a cultura popular, ressaltando a importância de um novo olhar para o folclore”, falou. O presidente da Comissão em Folclore ministrará palestra amanhã, 29, cujo o tema será a relação entre o folclore e a contemporaneidade.

Para Vicente os aracajuanos podem sentir orgulho, pois, além de terem um centro onde guarda a memória da cidade, tem ao lado uma cidade que é considerada um dos mais completos laboratórios da cultura popular do país, que á a cidade de Laranjeiras.

“Há mais de 35 anos Sergipe é contemplado com a realização do Encontro Cultural de Laranjeiras, queremos, com esse seminário, despertar na população a vontade de praticar e valorizar nossas manifestações. Além de oportunizar o conhecimento da cultura de outros estados como Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Sul, que enviou seus representantes para compartilhar conosco suas experiências”, completou.

O Seminário contará ainda com palestras sobre a Projeção do folclore na educação, comunicação, que será ministrado por Lourdes Macena (CE); A literatura oral no Rio Grande do Sul, proferida por Ivo Benfatto (RS) e Ciclo do São João– Lilian Vogel (SP). Além da apresentação de grupos folclóricos e a entrega da medalha de Honra ao Mérito Inácio Barbosa.

O VII Seminário Nacional de Ações Integrada em Folclore é promovido pela Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), em parceria com a Comissão Nacional de Folclore. O evento é aberto ao público e será realizado nos turnos manhã e tarde, sendo a manhã destinada à palestras e o turno da tarde para a realização de oficinas.