PMA inicia obra de dragagem do Canal do Santa Maria

Infraestrutura
29/07/2015 14h01

"Só quem mora aqui sabe a importância desta obra que está começando, que a meu ver vai melhorar a nossa vida e trazer tranquilidade na época de chuvas". O testemunho do comerciante José Adonias Pereira, que assiste as máquinas trabalhando próximo a avenida Alexsandro Alcino, expressa o valor social e ambiental de uma das obras que pode significar um dos maiores avanços na ampliação da macro drenagem da capital.  

O senhor Adonias começou a ter esperança na última segunda-feira, 27, quando a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deu inicio à obra de dragagem do Canal do Santa Maria, que mede mais de 4,2 quilômetros e corta uma região bastante populosa. A obra recém começada irá absorver as águas pluviais que compreendem os bairros 17 de Março, Aeroporto, Santa Maria e a Zona de Expansão e resolverá de forma definitiva os problemas causados pela águas represadas e que causa alagamentos em períodos de chuvas, na região.

A dona de casa Edilma Santos também vê na obra perspectivas de dias melhores para a região. "Eu não entendo de engenharia e essas coisas difíceis para uma senhora com pouco estudo entender, mas com as explicações que os técnicos passaram, eu acredito que vai melhorar muito nossa vida e será bem mais sossegado morar aqui. Eu agradeço ao prefeito João Alves por está por estas melhorias e trazer esses benefícios", agradece.

Outro morador do bairro 17 de Março, que também elogia os investimentos da PMA no local, é o pedreiro Edvaldo Rosa que, ao passar pelo canteiro de obras, se impressiona com a grandiosidade da obra. "Vendo estas máquinas trabalhando e em menos de uma semana já ter sido feito a limpeza desse trecho, fico feliz por saber que em breve tudo aqui vai mudar para melhor", desta o morador.

A obra

Orçada em mais de R$ 15,7 milhões conveniados entre a PMA e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, uma das principais fontes de financiamento multilateral da América Latina, a obra possuirá dimensões que facilitará o escoamento de grande parte das águas pluviais da região Sul da capital. O canal possui mais de 4 quilômetros e terá uma base de 20 metros por 60 metros de pavimento na área que margeia o seu leito.