Sema realiza segunda etapa do Programa Interno de Capacitação

Meio Ambiente
31/07/2015 12h35

Com o intuito de capacitar ainda mais os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), o Programa Interno de Capacitação tem sido realizado desde maio deste ano, com palestras relacionadas às questões ambientais. Nos dias 29 e 30 de julho, a segunda etapa do Programa foi realizada com um curso sobre "Acústica". As temáticas abordadas foram pressão sonora, agudo, médio e grave, isolamento acústico e ABNT 10.151.

O ministrante, Carlos Corrêia, explica o principal objetivo do curso. "A intenção principal foi dar uma noção de acústica aos servidores da Sema. Como o fiscal pode ajudar chegando numa edificação com problemas de acústicas. Como ele pode identificar, somente no visual, qual o grande problema. Dando uma direção aos proprietários dos imóveis e também trazendo uma luz da legislação, principalmente uma norma nova intitulada como NBR 15.575, que aumenta as responsabilidades sobre o proprietário dos imóveis e das construtoras. O fiscal tendo uma noção de acústica, poderá orientar um pouco melhor a população", diz o ministrante.

O coordenador de fiscalização e combate à poluição sonora da Sema, Janilson Pereira, informa  os benefícios desta nova norma. "A ABNT citada pelo ministrante, passou a vigorar a partir de 2014 e traz um novo regramento para os imóveis, como os prédios acima de 4 andares, que devem possuir uma certa capacidade de isolamento acústico, por exemplo, o incômodo que alguns moradores que moram em cima acabam realizando aos vizinhos de baixo. Tendo em vista a capacidade do isolamento acústico dos prédios, eles devem estar enquadrados nessa norma. Com isso, a lei vai trazer uma melhoria para esses residentes, um maior conforto", esclarece o coordenador.