No dia 03 de agosto, foi aberto o edital informal de ampla circulação, que está presente no Diário Oficial do Município de Aracaju, do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) convida as instituições não governamentais ambientais, de ensino superior (particular) e setor empresarial que desejam compor o conselho, a se inscreverem no período de 04 a 11 de agosto.
A auxiliar administrativa da Sema, Mônica Ferreira Santos, explica como serão escolhidas as instituições que farão parte do CMMA. "Será feita uma comissão organizadora que avaliará a documentação destas instituições. No edital tem uma relação da documentação que precisam apresentar de acordo com o Conselho Federal do Meio Ambiente", diz.
A servidora ainda explica o que ocorrerá se houver mais de duas instituições escolhidas. "Se toda documentação estiver em ordem, será feita mais uma eleição entre eles para escolher um titular e um suplente. No caso das instituições governamentais, será nomeado de novo ou poderá ser indicado outro representante. Já as instituições não governamentais que queiram participar, terão que mandar a documentação, onde será avaliada pela comissão. Se tiver mais de duas instituições candidatas, haverá uma eleição entre os mesmos para eleger um titular e um suplente", pontua.
No dia 12 de agosto, às 10h, na sede da Sema, localizada na rua Pedro Paes de Azevedo, 853, bairro Salgado Filho, será realizada a abertura dos envelopes, a eleição dos representantes e a divulgação do resultado. Do dia 13 a 14 de agosto, será o prazo para o recurso. E no dia 17 de agosto, a divulgação de análise dos recursos e lista dos candidatos. Em seguida, ocorrerá a posse dos conselheiros com a primeira reunião ordinária do CMMA, do ano de 2015.