Fundat possibilita capacitação gratuita através do Senac e do Senai

Formação para o Trabalho
05/08/2015 14h00
Início > Notícias > Fundat possibilita capacitação gratuita através do Senac e do Senai

Um município que almeja cidadãos empreendedores e mão de obra qualificada precisa atender à demanda por oportunidades de conhecimento. Por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Prefeitura de Aracaju disponibiliza cursos livres de curta duração, voltados ao aperfeiçoamento profissional e à geração de renda, bem como as ofertas provenientes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Além disso, através da Fundat, a população também tem a possibilidade de se matricular, sem custos, em cursos de capacitação com a credibilidade e chancela do Sistema S.

Isso porque o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) destinam, anualmente, um percentual de vagas para seus respectivos programas de gratuidade. Desde 2013, a Fundat já demandou e distribuiu 1.035 vagas para toda a comunidade aracajuana - somente em 2015, foram 504, divididas em 25 turmas. Para equalizar o fornecimento em diferentes zonas da cidade, as aulas são ministradas em Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) e instituições parceiras da Fundat.

"O objetivo é desenvolver aptidões para a vida produtiva e social, qualificando para o trabalho e favorecendo a elevação do nível de escolaridade do trabalhador", afirma a diretora de Formação Profissional da Fundat, Maria Socorro de Melo. Ela explica que, assim como ocorre na pactuação de vagas do Pronatec, cabe à Fundação promover, inicialmente, um diagnóstico das necessidades de qualificação de seu público-alvo. Em seguida, as unidades ofertantes (Senac e Senai) informam as opções de cursos disponíveis em cada eixo tecnológico - Gestão, Turismo, Saúde, Produção Alimentícia, Desenvolvimento Educacional e Social, entre outros.

Variedade

Graças aos programas de gratuidade, centenas de cidadãos puderam receber o certificado do Senac em cursos de Cabeleireiro, Maquiagem, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Agente de Limpeza, Frentista, Porteiro e Vigia, Camareira, Garçom, Churrasqueiro, Pizzaiolo, Confeiteiro, Salgadeiro, Espanhol e Inglês. Pelo Senai, já foram turmas de Mecânico de Motocicletas; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Costureiro, Confeccionador de Bolsas em Tecido e de Lingerie e Moda Praia; Vendedor e Promotor de Vendas.

"A capacitação destina-se a pessoas com escolaridade variável, que objetivam
desenvolver competências necessárias ao exercício de uma ocupação com
identidade reconhecida pelo mercado de trabalho", diz Socorro Melo. Durante a capacitação, cuja carga horária mínima é de 160h, os alunos também recebem uniforme e material escolar.

Últimas vagas

Em setembro, a novidade será o oferecimento do curso gratuito de Desenvolvedor de Games (200h), por meio do Senac. No momento, restam somente nove vagas ainda disponíveis: seis para a turma da tarde e três para a turma da noite. Os interessados devem ter entre 16 e 29 anos e possuir certificado de Informática Avançada (ou curso equivalente). As inscrições devem ser feitas, das 7h às 17h, na sede da Fundat, localizada na Rua Pacatuba, 104, Centro.