Saúde de Aracaju realiza debate na Escola Municipal Oviêdo Teixeira

Saúde
06/08/2015 17h45

A Saúde de Aracaju, sempre pensando no bem-estar da população e na prevenção de doenças, realizou através dos Programas de Redução de Danos (PRD) e do Programa DST/AIDS uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis e uso de drogas, na noite da última terça-feira, 4, na Escola Municipal Oviêdo Teixeira para os alunos do Pro Jovem. De uma forma dinâmica e divertida, os profissionais falaram sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a Aids, a Sífilis Congênita e sobre o uso de drogas, com a participação de cerca de 80 alunos.

Segundo o coordenador da Estratégia de Redução de Danos, Wagner Mendonça de Morais, essa palestra foi muito produtiva e eficaz. "O Projeto de Redução de Danos atua semanalmente nas terças-feiras à noite na região do São Carlos e Jardim Centenário, na qual tem um grupo de jovens que fazem o Pro Jovem. A escola nos ligou solicitando uma roda de conversa com esses jovens, aceitamos o convite e chamamos o Programa DST/AIDS para participar", destacou.

O coordenador ainda afirmou que o debate teve como foco principal as práticas sexuais seguras. "Alertamos sobre o uso de camisinha e também sobre a questão do uso de drogas. Ofertamos teste rápido para HIV e o resultado foi entregue ali mesmo, todos os resultados deram não reagente. Depois da palestra, distribuímos camisinhas masculina, feminina, lubrificante e panfletos educativos", relatou o coordenador.

A referência técnica em Hepatites Virais e DST/Aids, Marília Uchôa, também participou do debate  falando sobre os cuidados e a prevenção de  doenças sexualmente transmissíveis, onde os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o uso da camisinha, sobre como são transmitidas essas doenças, a maneira correta de colocar e de abrir a camisinha, sem usar tesoura ou rasgar no dente, pois pode causar furo no preservativo.