Secretário Igor Albuquerque prestigia aniversário de 103 anos da ‘Casa Sergipe’

Planejamento e Orçamento
07/08/2015 08h00
Início > Noticias > 65901

Nesta quinta-feira, 06, foi de festa no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Aconteceu, na própria sede, a comemoração de 103 anos da ‘Casa Sergipe', como é carinhosamente chamada. Durante toda a tarde aconteceu uma programação solene, que incluiu a posse dos novos sócios, o Lançamento da 45ª Revista do IHGSE, o Lançamento do Livro "Nas memórias de Aurélia: cotidiano feminino no Rio de Janeiro do século XIX". A solenidade foi prestigiada pelo Secretário Municipal de Planejamento Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque, que representou o Prefeito João Alves.

O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, conhecido como "A Casa de Sergipe", foi criado em 06.08.1912. Ela surgiu como uma associação civil sem fins lucrativos e com o objetivo de zelar pela memória do Estado. Começava aí um grande trabalho para a coleta documentos, discutir problemas culturais e produzir saber através de sua Revista publicada desde 1913.  Na casa estão instalados uma biblioteca, uma pinacoteca, o museu e o arquivo, todos voltados para a preservação, estudo e divulgação da cultura sergipana.

Igor Albuquerque, Secretário Municipal de Planejamento Orçamento e Gestão, lembra que a ‘Casa Sergipe' é a instituição cultural mais tradicional do estado, que completa hoje 103 anos. "Hoje a minha satisfação é redobrada, primeiro por estar representando o Prefeito João Alves Filho, mas também, como vice-presidente do IHGSE, onde estou no segundo mandato. É uma alegria muito grande para a ‘Casa Sergipe', porque de fato, o instituto tem uma responsabilidade muito grande na preservação da memória sergipana. Além disso, também tem grande trabalho na divulgação e democratização desta memória. O instituto está sempre de portas abertas e querendo receber a sociedade sergipana", declara.

Atualmente, a ‘Casa Sergipe' dispõe de um Museu altamente interessante, que conta toda a história do estado, de uma biblioteca com mais de 10 mil exemplares, que conta a história da cultura sergipana, além de um serviço de digitalização de jornais, que servem como fonte de pesquisa para estudantes.

Segundo Samuel Albuquerque, presidente do IHGSE, o momento é de grande celebração. "Hoje festejamos a sergipanidade, já que foi esta entidade que inventou o ‘sergipanidade'. Foram às várias gerações de intelectuais, que deram vida a esta casa, que também pensaram a identidade, história e cultura de Sergipe. Portanto, celebrar o Instituto Histórico também é celebrar a nossa identidade", reforça.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa diz que o aniversário do instituto histórico é, sempre, importante para Sergipe, pois tem grande valor pelo  trabalho que a instituição realiza para o estado. "Por aqui passaram personalidades do mundo Cultural de Sergipe. Esta é uma data que deve ser preservada e todos os anos faço questão de prestigiar. Essa é uma festa da cultura sergipana", afirma.