USF Osvaldo de Souza realiza ação para as mães

Saúde
10/08/2015 17h55

A Secretária Municipal de Saúde de Aracaju realizou nessa segunda-feira, 10, às 14h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo de Souza, localizada no bairro Getúlio Vargas, uma ação para as mães beneficiadas pela Bolsa Família. O objetivo foi falar para os usuários, em especial as gestantes e as mães, sobre a importância da amamentação. Essa ação foi organizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da família (Nasf) e contou com duas colaboradoras, a nutricionista Amanda Souza e a fonoaudióloga Rebecca Gomes, que palestraram e tiraram dúvidas dos usuários.   

“Sou mãe pela segunda vez, amamentei meu primeiro filho até os dois anos e é incrível como a amamentação realmente é muito importante para os bebês, ele nunca ficou doente, não ficava gripado, era muito raro ele adoecer, diferente do primo dele que a mãe não quis amamentar. Este meu segundo filho de apenas dois meses, quero fazer o mesmo, amamentar ele até os dois anos, para que cresçam saudáveis”, relatou emocionada a mamãe Jane Bispo Ferreira.

“Falamos com as mães e as gestantes sobre a importância da amamentação, pois o aleitamento materno traz benefícios tanto para mãe quanto para o bebê, a amamentação cria um vínculo de mãe e filho, ganho de peso para o bebê, desenvolvimento das estruturas orais, envolvidos no ato de sugar, os lábios, língua e bochecha, ossos e a musculatura da face. Durante a amamentação, essas estruturas desenvolvem e possibilita o aumento de anticorpos”, afirmou a fonoaudióloga Rebecca Gomes, que alerta as mães que a correta e continua amamentação até os dois anos ajuda a criança a desenvolver a musculatura da boca ajudando a criança a desenvolver a fala.

Segundo a nutricionista do Nasf, Amanda Souza, é importante as mães estarem saudáveis durante a gestação e no período de amamentação. “Garantir que a mãe tenha uma alimentação saudável vai garantir que o leite seja muito nutritivo para bebê. Porém, ao contrario do que muitas mães pensam, que o leite materno não é um leite forte, independente da alimentação dela, o leite materno é o alimento mais completo que existe para a criança, não precisa dar mais nada para essa criança, além do leite materno que é o alimento mais completo para ele até os seis meses. Não precisa dar água, chá e suco, ele é um alimento completo”, disse a nutricionista, que chama a atenção das mães sobre os outros benefícios da amamentação.

“O leite materno é forte para criança, vai garantir a imunidade do bebezinho, garantindo que cresça saudável, reduzindo os riscos de alergia, reduzindo os riscos de obesidade infantil, de diabetes entre outras doenças”, finalizou a nutricionista.

A fonoaudióloga, Rebecca Gomes, explica para as mamães de primeira viagem que a cor do leite não quer dizer que ele é mais forte ou mais fraco. “Não existe diferença, o que acontece é que o leite inicial que sai do peito é mais rico em água e na segunda mamada o leite é mais grosso por ser mais rico em gordura. Lembrando que essa gordura é benéfica, por isso que é importante a mamada completa, se o bebê acabou de mamar e ainda tem leite no peito, na próxima mamada é preciso dar esse mesmo peito, garantido assim, que seu filho tenha todos os nutrientes provenientes do leite materno”, alertou.