SMS realiza reunião com órgãos da PMA e Ministério da Justiça

Saúde
14/08/2015 14h04

A Secretaria Municipal da Saúde realizou nesta quinta-feira, 13, na sala da Guarda Municipal de Aracaju, localizada no Parque da Sementeira, um encontro com gestores de diversos setores como Fundat, Secretaria Municipal de Assistência e da Família, Secretaria Municipal de Defesa da Cidadania, além de representantes nacionais de Políticas sobre Drogas e do Consultório na Rua. A ação ainda contou com o apoio da Guarda Municipal, CREAS e da iniciativa do Projeto de Redução de Danos (PRD).

Segundo o coordenador do PRD, Wagner Mendonça, o objetivo é unir forças para qualificar as ações com a política municipal de atenção, mas especificamente com usuários de drogas e pessoas em situação de rua, conhecidos como grupos vulneráveis. “Estamos realizando um diagnóstico da situação dessas pessoas, avaliando como está a oferta desse serviço e quais são as dificuldades, para que essas ações sejam cada vez mais efetivas. Queremos encerrar este diagnóstico no final de agosto, para que na primeira quinzena de setembro, possamos está divulgando esse levantamento.É importante frisar que as pessoas que estão aqui trabalham diretamente com a abordagem, mas, além desse serviço, temos planejado ofertas de moradia, qualificação profissional, articulação para emprego e renda, oferecendo educação formal e também atividades de esporte, cultura e lazer”, informou. 

Conforme relatado por Wagner Mendonça, existe um caminho longo a ser percorrido, mas com a soma de todas essas secretarias e o apoio do Ministério da Justiça, é possível mudar esta realidade. “Ainda que não se possam resolver todas as questões das pessoas em situação de rua, estamos trabalhando para realizar um conjunto de ações que permita fazer este enfrentamento a todos os direitos sociais e constitucionais, realizando ações que promovam a autonomia, para que elas possam, a partir disso, dar conta das próprias vidas. É muito mais que dar o peixe, é ensinar a pescar”, enfatizou.

Renata Almeida, apoiadora técnica da Senad, ligada ao Ministério da Justiça, elogia a gestão do prefeito João Alves Filho e do Secretário Municipal da Saúde, Luciano Paz, sobre o excelente trabalho que vem desenvolvendo com pessoas usuárias de álcool e outras drogas e pessoas em situação de rua. “Não podemos pensar que só um segmento das políticas públicas consegue resolver a situação. Então, é necessário uma ação conjunta para que tudo der certo. Parabenizo o prefeito de Aracaju que tem realizado essa união com todos os órgãos da prefeitura para juntos somarem e qualificarem o serviço prestado para essa população, que precisa de um cuidado especial. O que cada secretaria puder fazer para reduzir os riscos dessas pessoas invisíveis pela sociedade já é um grande avanço. Por isso que este trabalho que está sendo realizado pela prefeitura merece parabéns, pois é a união que faz a força”, argumenta.