Ações de combate à Dengue continuam nos bairros da capital

Saúde
17/08/2015 14h21

Desde o último dia 3 os bairros São Conrado e Santos Dumont recebem a presença do carro fumacê. A ação faz parte do cronograma de aplicações em 21 bairros, solicitado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao Governo do Estado. Com esses dois bairros, o número de localidades atendidas já chega a 15, lembrando que outros bairros ainda receberão a aplicação do inseticida.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, essas aplicações tomam como referência o 3º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). “Estamos monitorando alguns bairros que apresentaram índice de infestação preocupante. No terceiro LIRAa, que aconteceu em maio deste ano, os bairros São Conrado e Santos Dumont apresentaram médio-risco, considerado como ‘alerta’. E diante da solicitação feita ao Governo do Estado, eles fazem parte do cronograma”, ressaltou.

A aplicação do inseticida acontecerá, simultaneamente, em dois horários, a partir das 5h da manhã e após às 17h, justamente no período propício para eliminar o mosquito.

A coordenadora orienta que os cidadãos devem abrir portas e janelas para que a fumaça percorra todos os cômodos. “O mosquito Aedes Aegypti voa a uma altura máxima de um metro, então é preciso que a fumaça abranja as áreas de acesso destes animais. A passagem dos carros fumacê, neste momento, é para fortalecer ainda mais as ações de combate que já realizamos diariamente em Aracaju. Frisamos que é aconselhável proteger alimentos para que o produto não os contamine, e se possível, não deixar crianças, idosos e animais em contato direto com a fumaça para evitar qualquer problema de saúde”, pontuou.

Ainda segundo Taíse, apesar do último LIRAa, divulgado na semana passada, ter apresentado o bairro Cidade Nova com um dos maiores índices de infestação do Aedes Aegypti, diante das ações de combate realizadas, já foi possível notar a diferença. “No mês de julho não foi notificado nenhum caso de Dengue no bairro, isso mostra como o trabalho direcionado ao problema do local é fundamental para controlar a transmissão da doença”, pontuou.