Crianças do abrigo Sorriso visitam Biblioteca Ivone de Menezes

Cultura
17/08/2015 15h52

A tarde da última sexta-feira, 14, foi marcada por muita diversão e leitura para oito crianças do abrigo Sorriso. A visita feita a Biblioteca Ivone de Menezes, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), teve como carro chefe a galeria dos escritores, que neste mês homenageia os autores Silvio Romero, Aglaé Fontes e Ricardo Azevedo

Cantigas de roda e cantorias do folclore brasileiro também fizeram parte da programação, que tem como objetivo principal incentivar à prática da leitura. Segundo a coordenadora, Telma Santos, a ideia e apresentar de forma lúdica a importância do saber e como ele pode ser adquirido através dos livros.

“Todas as músicas cantadas estão acompanhadas de texto e figuras, o que faz com que as crianças associem mais rápido o que está sendo dito. Essa é a forma que encontramos para incentivar o hábito de ler, sem ser chato”, falou Telma que completa dizendo que a leitura deve ser algo prazeroso e mágico. “Tudo que é forçado se cria uma barreira, o amor pelos livros deve ser incentivado, mas sem ser cansativo”, completou.

As crianças visitaram ainda o Memorial da patrona da unidade, Ivone de Menezes, que em junho ganhou um espaço exclusivo. Durante a visita os pequenos conheceram também algumas obras literárias de Monteiro Lobato e de Ricardo Azevedo, a exemplo dos contos Bicho do Mato que animaram a tarde da garotada.

Visitas orientadas

Desde o dia 11 deste mês, a Biblioteca Ivone de Menezes passou a promover visitas orientadas a grupos de crianças, jovens e melhor idade. Telma explica que as visitas são agendadas previamente e para cada grupo há uma atividade especifica desenvolvida pela unidade. “Para os pequeninos preparamos atividades lúdicas com cantigas e parlendas, aos jovens temos o livro O menino Tangedor de Sonhos, da Professora Aglaé Fontes, que conta a história de Silvio Romero e para os adultos temos dezenas de livros que falam sobre a nossa cultura popular”, finalizou.

Além das visitas orientadas, a Biblioteca ainda disponibiliza ao leitor um espaço dedicado ao estudo, leitura externa, acervo com livros infantojuvenil e um telecentro.